Vídeo traz orientações gerais sobre o Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais

AGRICULTURA
26 de julho de 2018

Agricultores e público em geral que acessam os programas e políticas públicas de apoio ao setor agrícola executados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), podem acessar um vídeo criado pela entidade, com orientações gerais sobre o Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e Demais Agentes (Sican).

O registro no Sican é obrigatório para quase todas as operações realizadas com a Conab, como as participações em leilões e na Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade. A medida tem como finalidade agilizar os processos de comprovação dos dados dos participantes dos programas, trazendo mais agilidade e transparência à execução das operações e ampliando a segurança na aplicação dos recursos públicos.

Para quem deseja realizar diretamente o cadastro, é bastante simples. Basta entrar na página do Sican na internet e informar dados básicos, como endereço, telefone, e-mail, entre outros. Também é preciso preencher informações específicas da atividade, como tamanho da propriedade e/ou tamanho do plantel. O cadastro e sua atualização periódica deverão ser feitos pelo próprio interessado.

Cooperativas e associações poderão realizar o cadastro dos seus cooperados ou associados mediante assinatura, pelo produtor/criador, da “Autorização de cadastro no Sican” emitida pelo sistema. Nesse caso, a responsabilidade pela atualização das informações é da cooperativa ou associação.

Com informações da Conab.