Por meio da coordenadora de sua Escola de Gestão Municipal, Helderiza Queiroz, a Aprece participou, nesta terça-feira (20), de um videocast sobre o valor estratégico da capacitação dos servidores públicos na era digital, relatando experiências do Ceará. O bate papo aconteceu no estande da 1Doc, na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece até quinta-feira (22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Durante sua fala, Helderiza ressaltou que a capacitação contínua dos servidores municipais é um compromisso da Aprece, por entender que a melhoria do serviço público passa, necessariamente, pela qualificação de seus agentes em todas as áreas, principalmente no impulsionamento de ações de fomento à transformação digital nos municípios cearenses. “A Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece atua como uma ponte entre os avanços tecnológicos e a realidade prática das prefeituras, oferecendo, de forma direta e/ou com apoio de parceiros estratégicos, formações alinhadas às necessidades locais e às inovações que surgem rotineiramente”, explicou.
Ela discorreu, ainda, sobre o Ceará como referência nacional em iniciativas de governo digital, destacando que o Cinturão Digital é uma iniciativa-chave para garantir acesso à internet de qualidade e alta velocidade para a população. Isso, segundo Helderiza, democratizou e viabilizou o acesso há várias oportunidades tecnológicas à toda à população cearense especialmente em áreas rurais e remotas. “O sucesso de qualquer ferramenta tecnológica depende, em grande medida, da capacidade dos servidores de compreendê-la e aplicá-la corretamente”, complementou citando a adesão ao Balcão Digital feita pelos municípios de Sobral, Tianguá, Iguatu, Acaraú, Horizonte e Fortaleza, dentre outros, que já conseguiram melhorar significativamente a qualidade do atendimento. “Justamente porque para além da adesão investiram na qualificação das suas equipes. A Escola da Aprece tem sido um vetor importante nesse processo, oferecendo capacitações próprias, quando possível, ou disponibilizando oportunidades de parceiros”, detalhou.
Helderiza Queiroz aprofundou muitos outros temas. Em breve, o link para o acesso ao videocast será disponibilizado pela 1Doc, empresa parceira da Aprece para adoção de tecnologia de produção e tramitação de documentos sem papel e desenvolvimento de capacitações em inovação e inclusão digital.
Por Coordenadoria de Comunicação/Aprece