Voluntários fazem operações gratuitas de correção do lábio leporino em Fortaleza

SAÚDE
25 de outubro de 2017

A 22ª segunda edição da Operação Sorriso em Fortaleza pretende realizar 30 cirurgias de correção de lábio leporino. No sábado (28), ocorre a triagem de pacientes interessados no procedimento, a partir das 8 horas, no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS).

Na mesma data, os 70 pacientes atendidos pela operação em 2016 fazem a consulta pós-operatória de 1 ano. As cirurgias deste ano ocorrem entre 30 de outubro a 2 de novembro, também no Albert Sabin. Para se candidatar, basta comparecer ao hospital munido de documentos de identificação e, em caso de menores de idade, os do responsável.

Para quem não mora de Fortaleza, a operação Sorriso dispõe de hospedagem gratuita no dia da seleção, tanto para si, quando para um acompanhante. Além disso, são oferecidos transporte do local da hospedagem ao HIAS e alimentação.

As cirurgias são feitas por 60 voluntários, brasileiros e estrangeiros. “Todos os selecionados possuem experiência em outros programas humanitários da organização e são profissionais de saúde especializados em fissuras labiopalatinas aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia Plástica, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Odontologia”, garante a operação.

Neste ano, os médicos adotam uma nova técnica. Pela primeira vez, farão cirurgias com enxerto ósseo, realizadas a partir da extração de pequenas partes dos ossos da bacia. Os procedimentos são padrão para casos em que inexiste estrutura óssea próxima à gengiva de pacientes com idade a partir de sete anos e que possuem dentição mista.

“Além de ter um protocolo diferente do habitual e de média complexidade, o procedimento exige um pré-preparo ortodôntico para que seja realizado”, explica Dr. Marco Aurélio Gamborgi, cirurgião plástico e presidente do Conselho Médico Multidisciplinar da Operação Sorriso. Também serão feitos na campanha operações regulares de lábio e palato.

Desde que a campanha começou a ser feita em Fortaleza, mais de 3,6 mil pessoas já foram atendidas. Foram mais de 36 mil consultas e 2,5 mil procedimentos cirúrgicos, segundo dados da Operação Sorriso. A entidade já tem 35 anos ajudando pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente fenda palatina e lábio leporino. No Brasil, a Operação Sorriso já atua há 20 anos.

Serviço

Programa Internacional de Fortaleza (CE)
Dia de seleção dos pacientes: 28 de outubro de 2017
Horário: a partir das 8 horas
Datas das cirurgias: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2017
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544 — Vila União)
Mais informações: (85) 3101-4214 e www.operacaosorriso.org.br
A entidade recebe doações através de seu site: http://www.operacaosorriso.org.br/index.php/get-involved/doacao-financeira/

Doações também podem ser feitas na seguinte conta:
Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/001-85
Banco Itaú – 341
Ag: 8729 C/C: 23082-4
Obs: Comunicar depósito através do e-mail: contato@operationsmile.org

Fonte: Tribuna do Ceará

Mais notícias