Acontece nesta terça-feira, 12, a votação do projeto que suspende a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que alterou o tamanho da representação de alguns Estados na Câmara dos Deputados para as eleições de 2014. As bancadas estaduais divididas causaram o adiamento da votação do projeto mesmo a proposta (PDC 136/13) tendo a urgência aprovada.
De acordo com o TSE foi levado em conta os dados mais recentes de população divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Oito Estados perderão deputados, enquanto cinco ganharão mais representação. O Ceará ganhará outros dois representantes.
O argumento dos deputados que defenderam o projeto é de que a definição do tamanho das bancadas depende do Congresso, não do Judiciário. “É uma questão de Justiça e respeito ao Congresso Nacional, não cabe ao TSE interferir numa questão política que cabe ao Senado e à Câmara”, disse o deputado Alex Canziani (PTB-PR).
Já os deputados de Estados que ganharão parlamentares querem manter a resolução. “É uma resolução justa, que leva em consideração a proporcionalidade direta dos habitantes”, disse o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).