Workshop em Fortaleza discute princípios de uma Cidade Educadora

PALESTRA
01 de novembro de 2016

Com o objetivo de difundir e discutir o conceito e a construção de uma Cidade Educadora, a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) realizará, na próxima segunda-feira (7), um workshop que contará com a participação de gestores municipais de todo o Estado e interessados no tema.

O evento, que acontecerá no Oásis Hotel Fortaleza, é aberto ao público e terá como palestrante a socióloga Lourdes Atié, doutora em Educação, consultora pedagógica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do Estado de São Paulo e diretora da equipe de coordenação brasileira do Centro de Estudos sobre Câmbios na Cultura e na Educação (CECACE), da Universidade de Barcelona. O evento dá início ao novo ciclo de gestão da APDMCE, devendo o tema “cidades educadoras” ser trabalhado junto aos municípios de diferentes formas nos próximos anos, por meio de projetos já existentes e de novos que surjam.

Cidade Educadora

O conceito de Cidade Educadora tem como princípio trabalhar o território como grande espaço educador, valorizando o aprendizado vivencial das mais diversas formas, integrando a oferta de atividades sociais e culturais para potencializar a capacidade educativa formal e informal dos municípios para além da escola. O conceito ganhou força a partir do movimento das Cidades Educadoras, criado em 1990, com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, na Espanha. Naquele encontro, um grupo de cidades pactuou um conjunto de princípios centrados no desenvolvimento dos seus habitantes que orientariam a administração pública a partir de então e que estavam organizados na Carta das Cidades Educadoras, cuja versão final foi elaborada e aprovada no III Congresso Internacional, em Bolonha, na Itália, em 1994. (Fonte: Centro de Referências em Educação Integral).

APDMCE

Há 29 anos, a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) tem se tornado uma forte e eficaz parceira dos municípios cearenses, sobretudo na formação e capacitação de agentes públicos em temáticas específicas e no desenvolvimento de projetos em diferentes áreas: incentivo à leitura e ao brincar, discussão de políticas públicas para a terceira idade, enfrentamento da violência contra a mulher, dentre outros. Todas as atividades são desenvolvidas na perspectiva de contribuir com o fortalecimento dos municípios por meio da capacitação dos gestores e do empoderamento das comunidades.

Serviço

Workshop “Princípios de Uma Cidade Educadora”

Data: 07 de novembro de 2016

Hora: Das 09h às 13h

Local: Oásis Hotel Fortaleza – Salão Brasil

Programação:

9h – Palestra de abertura – "Os princípios de uma cidade educadora", com a Lourdes Atié

10:30 – Debate entre a APDMCE, parceiros da Instituição e a Lourdes Atié (programas e projetos desenvolvidos nos Municípios cearenses e a interface entre o conceito de cidades educadoras)

12h – Debate entre os convidados e a Lourdes Atié

Mais informações: Amélia Prudente (Secretária Executiva da APDMCE) – (85) 3271.2052 | (85) 99603.8179

Mais notícias