X Bienal Internacional de Dança do Ceará começa nesta sexta-feira

BIENAL
23 de outubro de 2015

Fortaleza e mais oito cidades cearenses recebem a partir desta sexta-feira (23) a décima edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Segundo a produção do evento, mais de 200 bailarinos de países devem se apresentar até o dia 8 de novembro. As cidades que recebem apresentação são Fortaleza (23 a 02), Sobral (23 a 25), Juazeiro do Norte (27 a 30), Crato (28 e 29), São Gonçalo do Amarante – Taíba (30 e 31), Paracuru (31 e 01), Itapipoca (03 e 04), Trairi (05 e 06) e Uruburetama (07 e 08).

Ainda de acordo com os organizadores, nesta edição, a Bienal traz a São Paulo Companhia de Dança no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e o grupo KM29, da Argentina, no Theatro São João, em Sobral, na região Norte. Os convites para a abertura estão sendo distribuídos na Produção da Bienal (Travessa Morada Nova, Número 26, sala 21 – Praça dos Leões, Centro – Fortaleza).

Ao longo da programação, são esperadas mais de 70 apresentações gratuitas de artistas da Argentina, Bélgica, Cabo Verde, Coréia, França, Portugal e Suíça, além de atrações nacionais de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Da cena local, marcam presença grupos de Fortaleza, Paracuru, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Trairí, Itapajé, Tururu e Uruburetama.

Programação paralela

Palestras, debates, oficinas e ateliês marcam os Percursos Formativos da Bienal, que inicia no dia 24, às 17h, no Foyer do Theatro José de Alencar, com a palestra "A Arte e o Estado", ministrada pelo professor Humberto Cunha, Mestre e Doutor em Direito, pesquisador com estudos sobre direitos culturais, cultura, patrimônio cultural, políticas culturais e direitos fundamentais.

Outra atividade é a realizada entre a Bienal, Rede CUCA, Centro Cultural Bom Jardim e Vila das Artes realizam Trajetos EnCena, divide-se em duas ações distintas e interligadas: a produção de duas obras coreográficas, criadas durante os ateliês realizados de 10 de setembro a 23 de outubro; e o curso de iluminação cênica, cujos participantes também atuarão como estagiários nas equipes técnicas da Bienal 2015.

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Mais notícias