O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu a premiação do "Selo Agro+ Integridade" relativa ao exercício 2019/2020,por meio da Portaria Nº 212, de 18 de janeiro de 2019 publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 22 de janeiro. O intuito é premiar Empresas e Cooperativas do Agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvam boas práticas de Integridade, Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Os interessados em obter o “Selo Agro + Integridade” 2019/2020 já podem realizar sua inscrição no site do MAPA.
A renovação do selo para empresas já premiadas no ano passado é uma das novidades deste ano e representa desburocratização do processo, uma vez que estas empresas podem se inscrever sem passar por todo o processo de seleção.
“Exigências já estão estruturadas em conjunto com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para que todas as cooperativas do segmento agropecuário possam realizar a inscrição no programa. Além da própria OCB estar sendo incorporada ao comitê gestor que avalia a documentação entregue pelas empresas”, avalia o chefe de Assessoria Especial de Controle Interno Cláudio Torquato. Para ele, a principal mudança está na abertura para participação das cooperativas, neste ano.
No segundo ano do “Selo Agro + integridade”, a avaliação do MAPA é positiva sobre a iniciativa que envolve o setor privado. A despeito das políticas contra corrupção integrarem a pauta do Governo federal, o Ministério da Agricultura foi pioneiro no lançamento do programa junto ao agronegócio, na implantação do selo. Na opinião de Torquato, a maior prova do êxito é o fato das empresas estarem cada vez mais engajadas nas políticas de sustentabilidade, integridade e anticorrupção e estarem solicitando ao MAPA a participação no seu sistema de compliance.
Os interessados podem se inscrever até 31 de maio, diretamente no site oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, preenchendo o formulário de Inscrição disponibilizado no sítio eletrônico do "Selo Agro+ Integridade".
Com informações do MAPA.