Iniciado no último domingo, 5, o atendimento virtual do Plantão Coronavírus do Governo do Estado do Ceará é mais uma ferramenta no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A plataforma, que servirá principalmente pra detectar casos suspeitos, estará disponível ao abir os sites do Governo, da Secretaria da Saúde (Sesa), no Facebook Messenger da Sesa e em página própria.
Entre os serviços oferecidos, também estão orientações especializadas com profissionais de saúde e informações sobre medidas de enfrentamento à pandemia no Estado. “É mais um canal de comunicação para a população. Tudo isso para que os cidadãos possam receber orientação sobre qual o momento correto para procurar unidade de saúde”, explicou o governador Camilo Santana (PT), em transmissão ao vivo nas redes sociais, na última quinta-feira, 2. Há a expectativa de que, nos próximos dias, o suporte passará a funcionar também no WhatsApp do Governo do Ceará.
Como funciona
O atendimento virtual, projeto da Sesa acelerado pelo Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Ceará (Íris), começou a operar em fase de testes na quinta-feira, 2. Ele utiliza a tecnologia de chatbot, em que o usuário inicia um bate-papo com um sistema de inteligência artificial e são repassadas informações sobre o novo coronavírus. Conforme as respostas sobre os sintomas são inseridas pelo usuário, é realizado o encaminhamento para o atendimento humano, que prossegue pela mesma plataforma.
“O objetivo principal é oferecer à população teleorientação com uma equipe de saúde de plantão, para que somente aqueles com sintomas graves sejam direcionados para o atendimento presencial em postos e hospitais”, afirma a coordenadora geral do Íris, Jessika Moreira. Após a avaliação virtual, se o profissional constatar a necessidade de direcionamento do paciente a uma unidade de saúde, um local específico será indicado.
Essa iniciativa busca minimizar os riscos de contaminação e fazer com que as equipes de saúde tenham melhores condições para tratar dos casos graves. “Isso evita lotação de serviços de saúde, onde provavelmente se misturam pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) e pacientes sem a doença e essa aglomeração acaba favorecendo a proliferação do vírus”, elucida Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.
Coleta de dados
O sistema também será utilizado na geração de dados para subsidiar a tomada de decisão do Governo Estadual no enfrentamento ao novo coronavírus. “Os cidadãos que precisarem vão ter o atendimento de profissionais de saúde remotamente. Não é simplesmente um repasse de informações, a gente vai acompanhar esses cidadãos. Vai fazer orientação e, se não houver riscos, eles não irão precisar se deslocar ao serviço de saúde”, informou Magda.
A nova ferramenta servirá, ainda, como um meio de propagar informações confiáveis, conforme reforçou Jessika Moreira. “O cidadão pode tirar dúvidas sobre a doença: principais sintomas, mitos e verdades, formas de contágio, práticas de prevenção. Além disso, se ele desejar, poderá fazer uma autoavaliação do seu estado de saúde. Tudo isso sem sair de casa”.
SERVIÇO
O atendimento virtual do Plantão Coronavírus está disponível nos sites do Governo do Ceará (www.ceara.gov.br), da Secretaria da Saúde (saude.ce.gov.br), na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa.
O mesmo serviço funciona 24 horas por telefone. Pelo Telesaúde 0800 275 1475, quem tem dúvidas sobre a doença recebe orientação de equipe especializada. Os atendimentos a distância visam garantir que a assistência hospitalar – já ampliada e com contínuas medidas de reforço – esteja pronta para cuidar de quem precisa.
Fonte: O Povo