Plataforma +Brasil será utilizada na operacionalização da Lei Aldir Blanc

CULTURA
03 de julho de 2020

Depois de encaminhar, essa semana, ofício ao governo federal para apresentar sugestões para regulamentação da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e colaboradores da entidade foram recebidos pelo secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, pelo secretário Especial da Cultura, Mário Frias, além de outros representantes dos ministérios do Turismo e da Economia e da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República em reunião virtual na tarde desta quinta-feira, 2 de julho. O líder municipalista e sua equipe reforçaram a importância de alinhar dispositivos da legislação como as transferências dos recursos aos Municípios e a divisão de competências entre os entes na execução. Ao final do encontro, foi anunciada pelo governo federal a utilização da Plataforma +Brasil no âmbito da operacionalização da Lei Aldir Blanc.

A adoção da Plataforma +Brasil atende ao pleito do movimento municipalista, apresentado anteriormente, no início do mês de junho. A CNM considera fundamental a utilização da ferramenta como forma de viabilizar o atendimento a dispositivos da Lei, dentre eles, a destinação dos recursos, execução e a prestação de contas. “Esse e outros pontos que estão no ofício encaminhado ontem ao Ministério do Turismo foram reforçados no encontro. Durante a reunião, Aroldi reiterou a importância da Lei e de alinhar pontos que ainda estão em aberto na regulamentação. “Essas ações emergenciais ao setor de cultura brasileira são fundamentais, pois foi uma área muito afetada pela pandemia e realmente está carecendo de apoio. Precisamos definir os pontos de regulamentação para que os recursos cheguem a quem precisa”, disse o líder municipalista.

Também representaram a CNM o supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social, Denilson Magalhães, a analista técnica de Cultura, Ana Clarissa Fernandes, o assessor parlamentar, André Alencar e a consultora Marli Burato. Ainda estiveram no encontro o secretário-executivo adjunto, Higino Vieira; o secretário da Economia Criativa e Diversidade Cultural, Aldo Valentim; o subsecretário de Gestão de Fundos e Transferências, José Menezes; a diretora do Departamento do Sistema Nacional da Cultura, Andrea Leme; a coordenadora-geral de Convênios, Fabíola Rocha; a diretora do Departamento de Transferências da União, Regina Lemos; e a assessora técnica, Zione Rego. 

Fonte: Agência CNM de Notícias