
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Vidas Preservadas, realizou na última quinta-feira (27) a entrega do troféu Laços de Vida a seis municípios que se destacaram na prevenção ao suicídio e na promoção da saúde mental. A premiação ocorreu durante o evento “Diálogos que Conectam: Encontro Estadual dos Programas Previne e Vidas Preservadas”, realizado em Fortaleza.
A Aprece esteve presente na solenidade, representada pelo diretor de Relações Institucionais, Expedito Nascimento. A participação reforçou o compromisso institucional da entidade no fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção da vida, à segurança escolar e ao bem-estar da população.

Foram reconhecidas com o Troféu Laços de Vida as cidades de Solonópole e Quixeré (categoria Pequeno Porte I); Senador Pompeu, Nova Russas e Guaraciaba do Norte (categoria Pequeno Porte II); e Boa Viagem (categoria Médio Porte). A escolha dos municípios levou em conta informações e resultados enviados por meio de formulários com atividades realizadas entre maio de 2024 e junho de 2025.
Durante a cerimônia, também houve o reconhecimento do trabalho de mais de 120 municípios certificados pelo Programa Previne – Violência nas Escolas, Não!, que implantaram comissões de prevenção e proteção em todas as escolas públicas e privadas, voltadas ao enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
A procuradora de Justiça e coordenadora auxiliar do Caosaúde, Isabel Pôrto, destacou a relevância da atuação municipal e o caráter colaborativo da política pública. “Estamos prestando uma homenagem aos municípios que aderiram aos programas do MP do Ceará e que procuraram implementar políticas adequadas às suas realidades”, afirmou.
Já a coordenadora do Caoeduc, Elizabeth Almeida, enfatizou o compromisso conjunto na promoção de ambientes educacionais seguros: “O resultado alcançado pelo Programa Previne vai além de metas e relatórios. É um compromisso de proteger a adolescência”. Ela também anunciou o lançamento do Previne Digital, plataforma que reunirá e facilitará o acesso às informações de cada município.
O evento contou ainda com o lançamento da “Cartilha Posvenção do Suicídio na Escola: um Guia de Acolhimento e Cuidado”, disponível no site do MPCE. Acesse AQUI.
A programação incluiu palestra com a especialista em Comunicação Não Violenta, Rachel de Mesquita Rodrigues, e atividade corporal conduzida pelo educador físico Antônio Gillian, de Itapajé. Participaram do encontro representantes do Ministério Público do Ceará, gestores municipais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, instituições educacionais, Credes, SEFORs e demais parceiros institucionais envolvidos na construção das ações de prevenção. O evento foi uma realização do MPCE, por meio do Caoeduc, Caosaúde e CEAF, com apoio da ESMP e do SINEPE.
