A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realizou, nesta quarta-feira (13), no auditório da Aprece, a Oficina Introdutória de Audiodescrição, iniciativa voltada à promoção da acessibilidade comunicacional e à inclusão de pessoas com deficiência nos espaços institucionais e digitais.

A abertura do encontro foi conduzida pelo Coordenador Especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sedih, Lucas Sampaio Maia, que enfatizou o objetivo da iniciativa de contribuir para maior inclusão nos eventos e ações comunicacionais das prefeituras do Ceará. A capacitação foi ministrada pelas autodescritoras da secretaria Renatta Franco e Talita Evancely.
Durante a oficina, os participantes tiveram acesso a conceitos fundamentais sobre acessibilidade e audiodescrição, compreendida como uma modalidade de tradução intersemiótica que transforma elementos visuais em linguagem verbal, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão compreendam conteúdos imagéticos.
A formação também abordou os diferentes tipos de acessibilidade; atitudinal, arquitetônica, instrumental, comunicacional, programática, metodológica e ambiental; destacando a importância de políticas públicas inclusivas e da adoção de práticas acessíveis nas gestões municipais.
Outro ponto enfatizado foi o uso da audiodescrição nas redes sociais e nos conteúdos digitais institucionais, considerando aspectos como clareza, objetividade, adaptação ao ambiente digital e linguagem inclusiva.
A oficina reuniu equipes de comunicação das prefeituras de diversos municípios cearenses, reforçando o compromisso da Sedih e da Aprece com a promoção de uma comunicação pública mais acessível, humana e inclusiva para todos os cidadãos.

