O município de Icapuí, localizado no litoral leste do Ceará, vai realizar o tradicional Festival da Lagosta, com mostra gastronômica e shows de renomados artistas nacionais. O evento que acontece entre os dias 27 e 30 deste mês traz nesta 10ª edição o tema “Icapuí de Todos os Sentidos”.
Este ano o festival vem com uma proposta de sustentabilidade. Serão comercializadas durante o evento apenas lagostas certificadas. O processo de certificação do crustáceo iniciou em 2011, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) assinou um acordo com o Centro Desenvolvimento e Pesca Sustentável (CeDePesca). O objetivo é atingir uma certificação internacional MSC para a pescaria de lagosta no Brasil, sendo iniciada no Estado do Ceará por representar o maior produtor.
Programação
No primeiro dia de programação será promovida a partir das 9h na praia de Redonda para os associados da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GdTur), a palestra “Pesca legal e Certificação de qualidade da lagosta”. Na sexta-feira, 28, e no sábado, 29, a programação acontece na Praia de Barreiras, onde estará o Salão Gastronômico, que abre para o público a partir das 19h, com estandes de restaurantes e pousadas de Icapuí, comercializando lagostas certificadas.
A programação musical ocorre na praia de Barreira, com shows a partir das 22h de Chico Pessoa, Elba Ramalho e Cacimba de Aluá na sexta-feira; e Toni Garrido e Mimi Rocha e Banda no sábado. Na manhã do domingo, 30, a partir das 9h, o festival acontece nas areias da Praia da Redonda com a tradicional Regata dos Pescadores e shows de banda local e da dupla Ítalo e Renno encerrando o Festival.
O 10º Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur), com patrocínio do SEBRAE-CE e Governo do Estado, através da Casa Civil e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Conta também com o apoio Cultural da COELCE e Secretaria de Cultura do Estado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Produção da J A Lima Produções.
Mais informações acesse aqui.