21ª PEC Nordeste é aberta oficialmente nesta quinta-feira

EVENTO
06 de julho de 2017

O 21° Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste) foi aberto oficialmente nesta quinta-feira, 6) às 9 h, no Centro de Eventos do Ceará, no Bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. O tema de 2017 será ““Água e Semiárido uma nova postura” e vai debater, até o próximo dia 09 de julho – diante da possibilidade do 5º ano consecutivo de seca – a problemática da água e sua importância nas atividades agropecuárias e no dia-a-dia do homem do campo, discutindo ideias e propondo alternativas para conviver com a escassez da água para as atividades do agronegócio da Pecuária.

A abertura do evento contou com uma palestra magna do governador Camilo Santana. Na ocasião, o governador apresentou algumas das políticas públicas que o Governo do Ceará vem adotando com o objetivo de minimizar os efeitos da estiagem no Ceará. “Estamos trabalhando fortemente no enfrentamento dessa crise hídrica, seja através da política de reuso de água, através de novas tecnologias" enfatizou Camilo. 

Em seguida ocorreu a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a EMBRAPA e as Federações de Agricultura do Nordeste (Faec), para execução do Programa ” Forrageiras para o Semiárido”, que terá 12 UTRs- Unidades de Referência Tecnológicas de Pesquisa , uma delas no Ceará, na cidade de Ibaretama. A Aprece foi representada pelo Tesoureiro Geral da entidade e prefeito de Russas, Raimundo Weber de Araújo.

O PEC Nordeste vai continuar com uma ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural, importantes cadeias produtivas na dinamização da economia rural.

O importante evento do agronegócio é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE e pelos Sindicatos dos Produtores Rurais.

Mais notícias