3º Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos é aberto com participação da Aprece

SEMINÁRIO
25 de abril de 2016

A Aprece, por meio de seu presidente, Expedito José do Nascimento, participou, na manhã desta segunda-feira (25), da abertura do 3º Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). Por meio de palestras e mesas de discussão, o evento é um espaço para pensar alternativas à questão do lixo não só em Fortaleza com em todo o Ceará.

bb419013-e3c9-4e95-91f1-a7c0633ccf7bNa oportunidade, Expedito falou da necessidade de envolver todos os gestores municipais cearenses nos planejamentos e ações para a correta destinação dos resíduos sólidos. Ele ressaltou que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada é o melhor caminho para viabilizar alternativas sustentáveis para esse problema. “Para isso, colocamos a Aprece à inteira disposição para disseminar boas práticas e envolver os municípios cearenses nesse processo de construção e execução da política de resíduos sólidos”, disse.

“O Ceará precisa agilizar junto às prefeituras e à iniciativa privada a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para tanto, é fundamental a parceria com a Aprece, bem como o Ideci e a Secretaria das Cidades”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno. Na ocasião, ele ressaltou que já existem recursos para três importantes ações nesse sentido, a serem realizadas em 92 municípios cearenses, que reúnem juntos cerca de 70% da população do Estado: os Planos Regionais de Resíduos Sólidos, os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas e os Planos Regionais de Coleta Seletiva. O secretário executivo da Secretaria das Cidades, Ronaldo Borges, sugeriu que do seminário fosse gerado um documento para orientar a implantação efetiva de uma política de Resíduos Sólidos no Ceará.

39aa56b4-2e3f-4c96-ad33-29c078f174c3A realização da 3ª edição do Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos se uniu à rede global pela preservação do meio ambiente, debatendo com autoridades do setor e, diante do desafio que é proteger o meio ambiente. O evento apresenta o papel da sociedade em agir de forma integrada para conseguir as mudanças necessárias e implantar novas referências no trato da produção e do consumo, coleta do lixo, sua destinação correta e reuso, logística reversa, tudo focado na análise do ciclo de vida do produto e da responsabilidade compartilhada para com o meio ambiente.

Mais notícias