Aberta 18ª edição do PEC Nordeste

PEC Nordeste
06 de maio de 2014

O 18° Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste) foi aberto oficialmente nesta terça-feira (6), às 9 h, no Centro de Eventos do Ceará, no Bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. O tema de 2014 será “Pecuária: Segurança Alimentar Animal” e vai debater, até o próximo dia 8 de maio, as formas de convivência com o semiárido nordestino. O tesoureiro da Aprece, Nilson Freitas, se fez presente na abertura do evento representando a entidade municipalista. Também estiveram presentes a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, e presidentes das Federações de Agricultura dos Estados do Amapá (Iraçu Colares), Alagoas (Álvaro Arthur), Bahia (João Martins) e Rio Grande do Norte (José Vieira), entre outras autoridades.

A expectativa dos organizadores é de atrair mais de 30 mil visitantes, cerca de 200 expositores e gerar R$ 40 milhões em negócios.O Pecnordeste é responsável por movimentar a cadeia produtiva de dez segmentos da pecuária: bovinocultura, ovinocaprinocultura, suinocultura, aquicultura, pesca, avicultura, apicultura, equinocultura, turismo rural e artesanato. A programação é ampla e variada, incluindo a realização de seminários, exposições de produtos e serviços, encontros de negócios e simpósios, abrangendo cada setor.

O semiárido nordestino vivencia o segundo ano seguido de seca e com possibilidade de permanência da estiagem em 2015. A preocupação, portanto, dos organizadores é discutir alternativas de convivência da seca na região, com foco para a segurança alimentar do rebanho, que sofreu drástica redução nas áreas de criação nos sertões nordestinos.

Paulo Helder Alencar Braga, coordenador geral do evento destaca a tradição do PEC Nordeste em promover discussões técnico-científicas. “Todos os nove segmentos da pecuária vão oferecer palestras sobre a temática da alimentação animal, teremos também mesas redondas, oficinas de tecnologia todas focadas na alimentação”, afirmou.

Segundo o presidente da FAEC, Flávio Saboya, a pecuária responde por 80% dos investimentos no setor agropecuário do Ceará. “É preciso, apenas, que o homem mude radicalmente a maneira de ver a pecuária e a seca, porque temos condições de fazer reserva alimentar para os rebanhos, independente da condição climática”, garante.

Mais notícias