Aberta etapa do Seminário Novos Gestores da CNM com a participação de prefeitos do Ceará

MUNICIPALISMO
10 de novembro de 2016

Foi iniciada, na manhã desta quinta-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a última etapa do evento Novos Gestores da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Até sexta-feira (11), prefeitos eleitos de todo o Nordeste estarão participando de debates e capacitações em várias áreas. Com uma delegação de mais de 100 prefeitos, o Ceará, sob a articulação da Aprece, participa ativamente da iniciativa, que objetiva contribuir para futuras gestões municipais de qualidade.

O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, membro da diretoria da CNM, participou da abertura do evento. Em sua fala, ele enalteceu a iniciativa e falou aos prefeitos presentes sobre o importante papel desempenhado pelas entidades municipalistas, no que diz respeito ao enfrentamento das grandes dificuldades de gestão, notadamente as motivadas pela escassez de recursos.

Na oportunidade, Expedito aproveitou para falar das grandes dificuldades enfrentadas pelos municípios nordestinos por conta da seca. Ele aproveitou para pedir unidade aos prefeitos na luta por recursos e projetos para enfrentar essas e todas as situações que afligem as gestões municipais.

Após a abertura, o presidente da CNM, Pauli Ziulkoski, fez uma detalhada palestra sobre a realidade financeira dos municípios brasileiros tendo em vista a divisão nada igualitária da Carga Tributária. Ele abordou, ainda, a PEC 241 e seus impactos nas finanças dos municípios, em áreas como Saúde e Educação. De acordo com Ziulkoski, o planejamento e o princípio da legalidade precisam ser os grandes focos dos novos gestores municipais, que deverão enfrentar enormes dificuldades nos seus primeiros anos de mandato.

Clique AQUI e veja as fotos.

Mais notícias