Abertas as inscrições para o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

EDUCAÇÃO
26 de julho de 2017

Entre os dias 8 e 11 de agosto, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) vai realizar a 16ª edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, para discutir com dirigentes e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país o tema: "Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um".

O evento acontecerá em Fortaleza e as inscrições já podem ser feitas pela internetO processo de inscrição será feito por etapas. Nos dois primeiros períodos, poderão se inscrever apenas membros titulares da diretoria executiva (nacional), do conselho nacional de representantes, delegados e dirigentes municipais de educação (DME) de municípios prioritários.

Posteriormente, serão abertas vagas aos DME de todo país, bem como a técnicos de secretarias de educação e integrantes de prefeituras municipais. Em todas as situações, os municípios deverão estar adimplentes com a seccional da Undime no estado (anuidade referente ao exercício de 2016 ou 2017). Todos os participantes deverão pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 600,00. Em caso de desistência, não haverá reembolso do pagamento.

A proposta do Fórum é pautar os três anos do Plano Nacional de Educação e os principais desafios para a implementação e para o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e os programas do governo federal; a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito; o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões. Considerando os prazos previstos pela Lei 13.005/ 2014, que institui o PNE, a discussão ampla sobre todos esses assuntos torna-se essencial para a educação pública municipal.

Ao todo, serão quatro dias de atividades, divididas entre conferências, palestras, mesas-redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental. Nas salas temáticas, serão debatidos seis temas: implementação, monitoramento, avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME) e gestão democrática; gestão pedagógica; gestão de pessoas; gestão administrativa e gestão estrutura e documentação; gestão do transporte escolar e gestão da alimentação escolar; e gestão orçamentária e financeira.

A expectativa é reunir aproximadamente 1.200 participantes. Na ocasião ocorrerá a eleição dos membros da diretoria executiva e do conselho fiscal da Undime para o biênio 2017/ 2019.

Serviço:

16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Data: 8 a 11 de agosto de 2017

Local: Fortaleza/ CE

Taxa de inscrição: R$ 600,00

Veja aqui a Programação.

Com informações da Undime.

Mais notícias