Aberto chamamento público para projetos em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
11 de abril de 2017

Foi publicado um edital de chamamento público que irá selecionar organizações da sociedade civil (OSC) interessadas em celebrar Termo de Fomento para executar projetos voltados a promoção, a proteção e a defesa dos direitos humanos de crianças ou adolescentes.

A abertura do edital é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (Conanda), juntamente com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo estabelece o Edital de Chamamento Público Conanda/MDH 001/2017, o prazo para apresentação das propostas segue até o dia 21 de maio. Ao todo, devem ser contemplados até 15 projetos.

Os projetos devem ter relação como o tema explícito do edital, como: política de fortalecimento de conselhos, enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, convivência familiar e comunitária, promoção dos direitos de adolescentes cumprindo medida socioeducativa, participação de crianças e adolescentes em espaços decisórios de políticas públicas e enfrentamento das violências psicológicas e físicas, da letalidade e da negligência contra crianças e adolescentes.

O movimento municipalista brasileiros enaltece a iniciativa, pois entende a importância das parcerias celebradas entre a administração pública federal e as organizações da sociedade civil. Inclusive, é o que determina a Lei 13.019/2014, conhecida como o Marco Regulatório das  Organizações da Sociedade Civil (MROSC) ou Lei de Fomento e de Colaboração.

Acesse AQUI a nota técnica da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre o Marco Regulatório.

Confira AQUI o edital de Chamamento na íntegra.

Fonte: CNM

Mais notícias