Acordo pode garantir água da transposição mais cedo ao Ceará

SÃO FRANCISCO
22 de agosto de 2017

O Ministério da Integração Nacional e o governo paulista fecharam nesta segunda-feira (21) um novo acordo de cessão de quatro conjuntos de motobombas e outros equipamentos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para acelerar a chegada da água do Rio São Francisco ao Estado do Ceará.

A iniciativa vai beneficiar diretamente mais de 4,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). "Esse conjunto de bombas para o Eixo Norte permitirá a chegada da água aos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, mas com destaque para evitar os riscos hídricos enfrentados pela RMF, com 4,5 milhões de brasileiros que necessitam com a maior urgência da chegada das águas do Rio São Francisco", enfatizou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Para o ministro, a parceria com o governo paulista permite o cumprimento de prazos. "Antecipamos prazos trazendo tranquilidade para a população beneficiada no Eixo Leste e essa boa experiência agora passa a ser replicada aos beneficiários do Eixo Norte da Transposição do São Francisco". Essa é a segunda parceria do tipo firmada entre as duas esferas de governo. Em dezembro de 2016, acordo semelhante permitiu antecipar a chegada da água pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco à região de Campina Grande, na Paraíba.

Agora, os mesmos conjuntos de motobombas acelerarão a passagem da água ao longo de 260 quilômetros (km) de canais e reservatórios do Eixo Norte do Projeto São Francisco para beneficiar, além da capital cearense, os estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Atualmente, os equipamentos disponibilizados pela Sabesp estão no município de Sertânia (PE).

Manutenção

Depois de agilizar o enchimento das barragens do Eixo Leste do projeto em Pernambuco, as motobombas serão utilizadas na manutenção das estruturas, que estão em fase de pré-operação.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, após a conclusão desses serviços, as máquinas serão transportadas para o Eixo Norte e poderão ser instaladas ao longo dos 15 reservatórios do trecho, de acordo com o avanço das águas do Rio São Francisco. A previsão é de que o deslocamento das bombas ocorra em até 90 dias.

Segundo a Sabesp, a cessão do equipamento e demais materiais necessários para sua instalação está orçada em R$ 8,2 milhões. Além dos quatro conjuntos de bombas flutuantes, cada um com dois motores e potência combinada de 350 cavalos, foi cedida a estrutura necessária para sua operação, o que inclui dois conjuntos de motores como reserva, bem como 1.800 metros de tubulação para o transporte de água captada, 1.360 metros de cabos elétricos, inversores de frequência e disjuntores, além e outros itens.

Primeiro trimestre

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem dois eixos, o Leste, inaugurado em março deste ano para atender Pernambuco e Paraíba, e o Eixo Norte, que está com 94,9% das obras finalizadas e vai beneficiar, além desses dois estados, também o Ceará e o Rio Grande do Norte.

O Eixo Norte inclui a construção de canais, três estações de bombeamento, oito aquedutos, três túneis, além das 15 barragens. A expectativa do Governo Federal é de que o Eixo Norte seja concluído até o primeiro trimestre de 2018.

O trecho Norte já conta com 900 profissionais contratados e, esse número deverá chegar a dois mil entre outubro e novembro – pico de atividades. Até o fim do próximo mês, os turnos de trabalho também serão ampliados para 24 horas por dia para garantir o cumprimento do cronograma de entrega das águas do Rio São Francisco.

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias