A Secretaria da Agricultura Familiar, publicou 07 de fevereiro, 10, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria Nº 74, com a lista de produtos amparados pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). O documento dispõe sobre o bônus de desconto que agricultores familiares que cultivam arroz, alho, abacaxi, babaçu, banana, batata, borracha natural, cacau, cana-de-açúcar, castanha, cebola, erva-mate, feijão-caupi, laranja, leite, manga, maracujá, mel, milho, sorgo, trigo e triticale.
Os bônus são calculados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir de pesquisas dos preços de mercado nos estados. O desconto é concedido quando o valor de mercado de algum dos produtos contemplados fica abaixo do preço de garantia. Essa dedução incide sobre o pagamento ou a amortização de parcelas do financiamento no Pronaf.
No Ceará o desconto foi para o babaçu amêndoa com 4,53%. Seguindo a tendência do mês anterior, os itens que registraram maiores bônus nesta edição continuam sendo o feijão-caupi, manga e amêndoa de babaçu. Também merece destaque o trigo no Rio Grande do Sul, que está com o preço médio de mercado R$ 29,67 enquanto o preço de garantia é de 39,02, uma diferença de 23,96%. O alho em Goiás chegou a registrar bônus de 23,47% e o arroz, em Sergipe, de 21,75%.
Os valores calculados para o mês de fevereiro entram em vigor a partir do dia 10 de fevereiro e valem até o dia 9 de março.