Agricultores terão descontos no pagamento dos financiamentos de sete produtos

AGRICULTURA
10 de março de 2016

Babaçu (amêndoa), borracha natural cultivada, cacau (amêndoa), cana de açúcar, feijão caupi, trigo e triticale. Esses sete produtos terão descontos neste mês, para agricultores familiares que acessaram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A lista completa foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (9).

Definido com base no custo de produção, do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), os sete produtos tiveram o valor de mercado abaixo do preço de garantia. A dedução vale para o período de 10 de março a 9 de abril de 2016, com referência nos preços praticados no mercado no último mês de fevereiro.

O babaçu está com bônus em cinco estados: com 57,43% em Tocantins, 55,82% no Pará, 45,78% no Maranhão, 43,78% no Ceará e 34,94% no Piauí. Já o triticale em dois estados:  8,26% em Santa Catarina e 9% no Paraná.

O bônus é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA). A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF.

Benefícios

Quando os preços caem, a dívida junto ao agente financeiro também é reduzida na mesma proporção, mantendo a capacidade de pagamento dos agricultores familiares. O PGPAF é bom para o governo, pois contribui para a manutenção da capacidade de pagamento do produtor, e é bom para o produtor, que pode planejar os investimentos e o custeio da safra com equivalência em produtos.

Mais notícias