Anac inicia Operação Olimpíadas nos aeroportos de todo o país

AVIAÇÃO
18 de julho de 2016

A Agência Nacional de Aviação Comercial (Anac) determinou para todos os aeroportos do País que adotassem novos procedimentos de segurança já com vistas as Olimpíadas do Rio de Janeiro. A Operação Olimpíadas que teve início nesta segunda-feira, 18 de julho, gerou filas na hora do embarque em diversos aeroportos.

A Anac determinou maior rigidez na revista dos passageiros e suas bagagens de mão. O pessoal do Raio X tinha a orientação para aumentar a cautela contra qualquer ato ou atitude suspeita. Os voos da rota Rio, bem como São Paulo e de Brasília, tiveram atenção especial.

Uma das exigências para os passageiros: equipamentos eletrônicos – como notebooks e relógios teriam que estar fora da bagagem. Permanece vedado o embarque com itens pontiagudos ou cortantes, como tesoura, canivete, navalha e alicate. A regra também se aplica para substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis na bagagem de mão.

Haverá, também, revista pessoal aleatória, que poderá ser feita manualmente ou com auxílio de um scanner corporal, nos aeroportos que dispuserem do equipamento. O passageiro pode até se recusar a abrir a bagagem para o funcionário do raio-x, ou não querer passar por uma revista mais rigorosa. Mas, nesses casos, segundo a Anac, ele não poderá ter acesso à área de embarque.

Os operadores portuários estimam que a mudança aumente o tempo para se chegar às salas de embarque. Assim, é necessário se programar. A orientação é que os passageiros se apresentem para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo e não mais 1h como acontece hoje.

Acesse aqui e saiba mais sobre os procedimentos.

Mais notícias