Aprece apresenta demandas dos municípios cearenses à Seduc

EDUCAÇÃO
14 de fevereiro de 2023

Chegou a vez de tratar dos assuntos de interesse dos municípios cearenses na área da Educação. Na manhã desta terça-feira (14), o presidente da Aprece, Júnior Castro, esteve acompanhado da equipe técnica da entidade, na sede da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), para tratar de pautas prioritárias para as gestões municipais. Na oportunidade, a secretária Eliana Estrela recebeu as pautas e propostas apresentadas pela entidade com receptividade e imbuída da parceria que permeia, ao longo dos anos, a relação institucional firmada entre a associação e a secretaria.

Durante a reunião, Júnior Castro reafirmou que a Aprece tem buscado somar e contribuir com o Governo do Estado, nas mais diversas áreas, colocando-se como interlocutora entre as diversas secretarias e os municípios cearenses. Sobre a Educação, ele reforçou a importância de alinhar informações e ações para viabilizar políticas públicas efetivas e de qualidade nos municípios, levando em consideração as metas estaduais e as necessidades e dificuldades locais.

Entre as solicitações feitas na pauta apresentada pela Aprece, destaque para a proposta de criação de um cronograma de reuniões técnicas do Comitê Consultivo Estadual, composto pela Aprece, Undime/CE, Seduc e Ipece para a realização de estudos acerca dos repasses do ICMS; tratativas sobre o Transporte Escolar e outros recursos previstos em lei. Também foi discutida a possibilidade de se firmar um convênio da Seduc com a Aprece para viabilizar aos municípios interessados mestrados profissionais para professores da rede municipal em Educação, Português, Matemática e História nas universidades parceiras.

Outro ponto debatido da reunião foi um projeto a ser apresentado pela Aprece para a Seduc, no sentido de viabilizar a capacitação dos conselheiros do Fundeb. A ideia é viabilizar o repasse de informações atualizadas sobre os diversos sistemas – PAR, PNATE, PEJA, EEMTI. As capacitações seriam realizadas de forma regional, por meio das CREDEs. Além das propostas apresentadas, a Aprece também solicitou informações sobre o andamento da regulamentação do Paic Integral, sobre o Pacto pela Aprendizagem e sobre o Programa AvanCE.

Eliana Estrela acolheu as demandas e pautas da entidade municipalista, ressaltando o compromisso de manter o trabalho realizado pela Educação do Estado em sintonia com as necessidades dos municípios. Ela agradeceu a parceria e o apoio da Aprece, “sempre presente na Educação do Estado contribuindo com parcerias importantes, estando sempre juntos em projetos em favor do desenvolvimento educacional dos municípios cearenses”.

Participaram também da reunião: a secretaria executiva de Cooperação com os Municípios da Seduc, Emanuelle Grace; a secretária executiva da Aprece, Jenine Macedo; a analista em Educação da entidade, Vládia Cosmo; e o consultor econômico da associação, André Carvalho.

Mais notícias