Aprece discute criação do Fundo de Controle Externo Municipal com procurador da Assembleia Legislativa

APRECE
28 de novembro de 2013

Dando continuidade ao acompanhamento técnico que vem sendo feito em relação à possibilidade de criação do Fundo de Controle Externo Municipal do Estado do Ceará, a Aprece participou, na tarde desta quarta-feira (27), de uma audiência com o procurador geral da Assembleia Legislativa do Ceará, Dr. Paulo Iran. A entidade foi representada por sua coordenadora Jurídica, Dra. Gabriela Pimenta, que tratou do ofício encaminhado para a Casa Parlamentar, no qual a Aprece se se posiciona contrária à criação do Fundo a ser gerido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A entidade considera que a proposta do fundo fere drasticamente a autonomia municipal e defende que os valores imputados aos atuais e ex-gestores cujas contas anuais apresentem falhas na aplicação de verbas públicas, permaneçam nos municípios, principais prejudicados pelas ilegalidades. Durante a audiência, o Dr. Paulo Iran informou sobre os procedimentos da Casa Parlamentar em relação ao ofício da Aprece e mostrou-se sensível às demandas apresentadas.

No documento enviado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, a entidade argumenta que o Supremo Tribunal Federal (STF) já proferiu em alguns julgados que a competência para fazer tais cobranças é do município onde aconteceu o fato gerador da multa, entregando-se o resultado ao aplicador da mesma.

A Aprece requereu, ainda, uma audiência conjunta entre a diretoria da Associação e o presidente da Assembleia Legislativa, com a presença do Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, onde a mensagem está tramitando no aguardo de parecer. Na Assembleia Extraordinária da Aprece, a ser realizada nesta sexta-feira (29), no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a partir das 8h, a presidente da entidade, Adriana Pinheiro, deverá anunciar aos prefeitos e prefeitas presentes o resultado final das negociações sobre o tema com a Casa Parlamentar.