Aprece e Caixa Econômica Federal realizam encontro para tratar de interesses dos municípios

ENCONTRO
14 de fevereiro de 2014

Na tarde da última quinta-feira (13), o vice presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, acompanhado de técnicos da entidade, esteve na sede da Caixa Econômica Federal (CEF) em Fortaleza, participando de reunião com a equipe da Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR). O objetivo do encontro foi estreitar ainda mais a parceria entre as entidades, na busca por soluções para diversas questões de interesse dos municípios.

Na oportunidade, o novo Gerente de Governo da CEF, Celso Lelis, informou algumas mudanças que estão acontecendo no órgão, entre as quais a implantação da divisão sob o seu comando. Segundo ele, a Caixa decidiu criar quatro coordenações para melhor atender aos municípios, além de uma coordenação de assistência técnica. Os responsáveis por cada setor estiveram presentes no encontro com a Aprece e falaram sobre as especificidades de suas atuações.

Coordenação para atender municípios acima de 100 mil habitantes, sob os cuidados de Regina Rêgo, está à frente da coordenação que atende os municípios acima e 100 mil habitantes. A coordenação voltada para o atendimento ao Governo do Estado e FGTS está sob a responsabilidade de Inês Pinheiro. Já a coordenação específica dos municípios do Centro Oeste do Estado, fica a cardo de Ednardo Rocha. Roberto Costa, por sua vez, responde pela coordenação dos municípios do Centro Leste.

Também foi informado que a atual Caixa Econômica de Juazeiro do Norte, que era uma representação da CEF de Fortaleza, passará a ser independente, com Gerente de Governo e coordenações próprias para atender aos 42 municípios da região do Cariri. “Isso facilitará ainda mais o atendimento e dará ainda mais celeridade aos processos”, afirmou Celso Lelis, garantindo que as mudanças também gerarão impactos positivos no atendimento da Caixa em todo o Ceará.

Na oportunidade, os técnicos da Aprece e seu vice presidente repassaram à equipe da CEF todas as dificuldades enfrentadas pelos municípios no atendimento prestado pelo órgão. “Gostaríamos de solicitar maior empenho na resposta às demandas dos municípios, ao mesmo tempo que nos colocamos à disposição para facilitar o máximo possível esse processo”, afirmou Expedito José do Nascimento.

Como resultado da reunião, a Caixa está montando, em parceria com a Aprece, uma força-tarefa para atender 82 municípios cearenses que tem Restos a Pagar (RAP) 2012. A idéia é focar inicialmente nas questões sazonais e expandir essa ação para os demais assuntos tratados pela CEF. Durante esse trabalho em relação aos RAP, os técnicos da Caixa irão analisar individualmente, com as equipes de cada município, os 247 contratos nessa situação, que representam o montante de R$ 265 milhões.

Durante o encontro, foi elaborado, também de forma conjunta, um calendário para recebimento dos projetos de engenharia. O mesmo funcionará da seguinte forma:

10/03/2014: Entrega de projetos na GIDUR

15/04/2014: A CEF tem até essa data para aprovação de projetos

15/05/2014: Apresentar licitações na CEF

16/06/2014: A CEF tem até essa data para aprovar a licitação

30/06/2014: A CEF tem até essa data para conceder da Agilização de Início de Obras (AIO)

Veja aqui o calendário para recebimento dos projetos

 

Mais notícias