Aprece finaliza proposta sobre a situação do atendimento ao trauma no Ceará

SAÚDE
10 de janeiro de 2018

A Aprece realizou, terça (9) e quarta-feira (10), as duas últimas reuniões para discutir a proposta da entidade sobre a Situação do Atendimento ao Trauma no Ceará. Durante os encontros; que contaram com a presença do secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, e de prefeitos e secretários municipais de Saúde; foi finalizado o texto do documento que deverá ser entregue ao governador Camilo Santana, em audiência a ser agendada em breve pelo presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves.

Elaborada em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), a proposição foi coordenada pelo consultor em Saúde da Aprece, João Ananias, ex-secretário de Saúde do Estado. De acordo com ele, a proposta tem um caráter estritamente técnico e visa apresentar alternativas para minimizar os problemas enfrentados pela maioria dos municípios cearenses no atendimento de urgência e emergência em Traumato Ortopedia.  

“Nossa ideia pressupõe a estruturação, dentro da Rede de Urgência e Emergência (RUE), da Atenção ao Trauma no Ceará de modo a contemplar todas as regiões”, afirmou Ananias, completando que estaria previsto o repasse específico de recursos destinados ao atendimento de urgência e de média complexidade em traumato ortopedia. “O valor desses novos recursos deverá ser determinado por meio de discussões entre a Secretaria de Saúde do Estado e os 15 municípios que formarão um Cinturão de Contenção, de modo a evitar a atual sobrecarga de atendimentos no IJF (Instituto Dr. José Frota)”, completou.

Presente em diversos momentos de debate na Aprece sobre o assunto, o secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, sinalizou positivamente para a proposição da entidade. “Em linhas gerais o que está sendo proposto é viável, inteligente e necessário. Esses são pré-requisitos suficientes para o presidente da Aprece possa propor uma pauta com o governador dentro da possibilidade de estruturar uma política permanente em traumatologia contemplando todas as regiões do Ceará e contemplando todos os municípios cearenses”, disse Javi.

Veja todas as fotos no nosso Flickr.

Mais notícias