Aprece parabeniza Fortaleza pelos seus 290 anos

ANIVERSÁRIO
13 de abril de 2016

Nesta quarta-feira, 13, a capital cearense comemora 290 anos. Ciente da importância da capital para o desenvolvimento do Estado e da riqueza de sua história que perpassa a vida de toda a população cearense, a Aprece, através de toda a sua diretoria e colaboradores, parabeniza o município por seu aniversário de emancipação.

Fortaleza se destaca pela diversidade cultural e artística, obra do talento, da riqueza e da diversidade do povo cearense. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, e seu nome é uma alusão ao Forte Schoonenborch, o qual deu origem ao município, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local, entre 1649 e 1654.

A Loira Desposada do Sol é a maior cidade do Ceará em população e a quinta do Brasil. A Região Metropolitana de Fortaleza é a sexta mais populosa do Brasil e a primeira do Nordeste, com 3 985 297 habitantes em 2015. É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população,

A metrópole cearense é a terra natal de brasileiros de grande renome como o ex-presidente Castelo Branco e Dom Hélder Câmara, assim como Capistrano de Abreu, Casimiro Montenegro Filho, José de Alencar, Karim Aïnouz, Maurício Peixoto e Rachel de Queiroz.

Espaços Culturais

Atualmente, Fortaleza conta com diversos equipamentos culturais e artísticos, espaços de salvaguarda da memória e da identidade cultural do povo cearense e vitrines para o trabalho de artistas de diferentes gerações.  Entre eles, destacam-se aqueles mantidos pelo Governo do Estado do Ceará, como o Theatro José de Alencar (mais tradicional e simbólico palco das artes cearenses), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (referência nacional em difusão cultural), o Arquivo Público do Estado do Ceará e o Arquivo Intermediário (com acervo de documentos de vários séculos), o Museu do Ceará e o Museu da Imagem e do Som do Ceará (ambos de visitação essencial para se conhecer a história do Estado e a forma como ela é recontada por diferentes olhares, em diversas épocas).

Para Cantar Fortaleza

Com direção musical de Cristiano Pinho, nove artistas cearenses realizam nova edição do show “Para Cantar Fortaleza”, na abertura do show do dia 13 de abril, no Aterrinho da Praia de Iracema. Sobem ao palco os cantores Lorena Nunes, Lucinha Menezes, Levi Castelo Branco, Vitoriano, Felipe Cazaux, Roberto Viana, Marcus Café, Pingo de Fortaleza e as bandas Veronika Decide Morrer e Selvagens à Procura de Lei. Os shows têm início às 19 horas.

Tarifa Social

A melhor maneira de festejar o aniversário de 290 anos de Fortaleza é utilizando o transporte público. Além de evitar qualquer tipo de congestionamento na festa programada para o Aterrinho da Praia de Iracema, a Prefeitura vai aplicar a Tarifa social nesta quarta-feira, 13.

As passagens de ônibus e vans na cidade vão custar R$2,15 (inteira) e R$1,00 (meia). Além disso, a Prefeitura vai disponibilizar linhas especiais interligando a partir das 18 horas o Aterrinho da Praia de Iracema aos sete terminais de integração de transporte público com 20 veículos extra.

Saiba aqui a programação que a Prefeitura preparou para esta semana.

Mais notícias