Aprece participa de oficina do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão

APRECE
22 de março de 2017

Representada por sua Coordenadora Técnica, Rafaele Saraiva, a Aprece participou, na manhã desta quarta-feira (22), de uma oficina de trabalho para auxiliar no desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão. Idealizado para interligar os sistemas de controle social do Estado por meio de uma única interface e garantir mais facilidade e agilidade no uso das ferramentas pelo cidadão, o Sistema está no seu quinto ciclo de trabalho de seu desenvolvimento colaborativo.

Essa foi a Oficina de Design, que, realizada em um hotel de Fortaleza, inaugurou uma nova fase do projeto: o desenvolvimento do próprio software do Sistema. Na oportunidade, as equipes; compostas por representantes de diversos órgãos e segmentos sociais; foram estimuladas as definir uma jornada simplificada do usuário para Ouvidoria e Acesso à Informação.

Foram apresentados os mapas de processo e as jornadas já especificadas em ciclos anteriores, considerando vários perfis de usuários – também estudados tanto na Pesquisa Etnográfica, quanto nas Oficinas passadas. Os participantes buscaram estabelecer um funcionamento que seja o mais básico possível e, ao mesmo tempo, que entregue valor para os usuários. Sugeriram funcionalidades para o sistema e mediram o impacto gerado por cada uma dessas funcionalidades. Além disso, puderam identificar tipos de informações de interesse. Esses tipos foram organizados, posteriormente, em uma taxonomia do projeto, que ficou registrada no Blog do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará.

Entendendo o cidadão

Com o desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o cidadão, os usuários de serviços oferecidos pelo Estado poderão, por meio de uma linguagem fácil e acessível, ter acesso aos principais canais de controle social, como a Ouvidoria, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e o Portal da Transparência. Ainda terão acesso aos serviços de cruzamento de dados, ambientes de discussão e redes sociais.

O desenvolvimento do Sistema é uma oportunidade para que a população do Estado participe ativamente da construção de um bem público – o Sistema tem como proposta melhorar a maneira como o Estado se relaciona com os cidadãos. Sendo assim, a participação da sociedade durante o desenvolvimento é também uma das prerrogativas do projeto.

Participação da Aprece

“Essa foi a primeira participação da Aprece no projeto que, sem dúvidas, será de grande valia para a população cearense uma vez que melhora a relação com os diversos órgãos estaduais, otimizando e qualificando os serviços prestados. É fundamental que os municípios sejam parte desse processo de construção e é papel da Aprece servir como facilitadora dessa participação”, afirmou a Coordenadora Técnica da entidade, Rafaele Saraiva.

Mais notícias