Aprece participa de reunião da FNP sobre a criação de consórcio de municípios para aquisição de vacina contra Covid-19

PANDEMIA
01 de março de 2021

Representada por seu presidente, Júnior Castro, e por seu vice-presidente, Zé Helder, a Aprece participou, na tarde desta segunda-feira (1º), de reunião online promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para discutir a criação de um consórcio nacional de municípios para a compra de vacina contra o Coronavírus. A iniciativa visa legitimar que todos os prefeitos e prefeitas do país possam adquirir os imunizantes, tendo em vista a possível falha do Governo Federal na execução do Plano Nacional de Vacinação.

A ideia é viabilizar a aquisição de forma direta da vacina. O consórcio poderá ser integrado por todos os municípios brasileiros por meio da assinatura de um protocolo de intenções que está no site da FNP, bem como aprovação de lei autorizativa nas Câmaras Municipais. Para os representantes da Aprece, foi uma reunião proveitosa, que, no entanto, ainda é compreendida pela entidade como uma possibilidade a ser analisada para driblar a atual situação de calamidade em saúde pública atualmente vivida no país. A Aprece orienta que cada município busque informações detalhadas sobre esse consórcio antes de decidir participar ou não do mesmo.

A expectativa da FNP é viabilizar o trabalho prévio de um grupo formado por representantes de cidades que já estão em tratativas para a compra de vacinas. Essa ação correria em paralelo a constituição do consórcio, que deve acontecer ainda em março. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenhado para a compra de equipamentos, medicamentos e insumos.

Confira NOTA da FNP sobre a aquisição de vacinas.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias