Aprece prestigia posse dos novos deputados estaduais do Ceará

SOLENIDADE
01 de fevereiro de 2023

Representando os municípios cearenses, o presidente da Aprece, Júnior Castro, participou, na manhã desta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), da solenidade de posse dos 46 deputados eleitos para a 31ª Legislatura (2023-2026).

A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio e, conforme estabelece o artigo 5º do Regimento Interno da Casa, foi presidida pelo deputado Evandro Leitão, reconduzido, na oportunidade, à presidência da Casa Parlamentar. “É com muita alegria que venho prestigiar o amigo Evandro no início de mais uma jornada à frente da Assembleia Legislativa do Ceará. Isso é resultado do excelente trabalho realizado. Também fico feliz em congratular todos os deputados e deputadas que hoje tomam posse como representantes do povo cearense”, afirmou Júnior Castro.

Iniciando a solenidade, o deputado Evandro Leitão deu as boas-vindas aos eleitos e presentes ao evento e, seguindo o rito de posse, convidou os deputados Renato Roseno (Psol) e Dra. Silvana (PL) para secretariar os trabalhos, conduzindo a chamada dos eleitos diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na sequência, os parlamentares diplomados prestaram termo de posse, firmando o compromisso de guardar as constituições da República e do Estado e desempenhar, com lealdade, dedicação e honestidade, o mandato que lhes foi confiado pelo povo cearense.

Evandro Leitão destacou o trabalho legislativo dos últimos dois anos e adiantou planos para a Casa. O parlamentar garantiu que a marca desta nova gestão será a “manutenção de canais permanentes de interlocução com o povo, destinatário de todo o nosso trabalho e razão de ser da vida pública”.

Evandro Leitão defendeu ainda que deputadas e deputados trabalhem com afinco, com tratamento igualitário, independentemente de coloração partidária ou preferências ideológicas. Reafirmou também o compromisso de fazer uma gestão de portas abertas, “já de todos conhecida”, em que a classe política, os legítimos representantes do povo, terão vez e voz.

“Manteremos o diálogo altivo e harmônico com os poderes constitucionais – Executivo e Legislativo -, com o Ministério Público, órgãos de imprensa e todas as instâncias da sociedade civil, fortalecendo e ampliando as parcerias existentes e encetando outras, numa grande ciranda em defesa da gente cearense”, ressaltou o presidente.

O empenho dos melhores esforços para que a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) se torne referência de qualidade e variedade na oferta de cursos de ensino superior também foi assinalado pelo parlamentar. “Creio que assim estaremos contribuindo para a melhoria do nível educacional e acadêmico do povo desta terra de tantos talentos”, observou.

O presidente do Legislativo ressaltou ainda que, nos últimos dois anos em que presidiu o Parlamento cearense, inúmeros foram os desafios enfrentados, como a pandemia de Covid-19, que, além de vitimar quase 700 mil brasileiros e inúmeros cearenses, prejudicou a economia e o processo de desenvolvimento do País, aumentando a pobreza e a desigualdade. “Drama que poderia ter sido minorado, não fosse a gestão criminosa da pandemia por parte do Governo Federal e sua reiterada negação da ciência, assumindo esta suas culminâncias, com aposta na imunidade de rebanho e a sabotagem deliberada das campanhas de imunização”, criticou.

Nova composição

A renovação da composição da Alece para a 31ª Legislatura conta com 24 deputados estaduais reeleitos, enquanto 22 assumem mandato pela primeira vez no Legislativo estadual.

Os parlamentares que reconquistaram assento são: Evandro Leitão (PDT), Fernando Santana (PT), Sérgio Aguiar (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Zezinho Albuquerque (PP), Dra. Silvana (PL), Renato Roseno (Psol), Osmar Baquit (PDT), David Durand (Republicanos), Guilherme Landim (PDT), João Jaime (PP), Marcos Sobreira (PDT), Jeová Mota (PDT), Agenor Neto (MDB), Queiroz Filho (PDT), Danniel Oliveira (MDB), Moisés Braz (PT), Salmito (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Davi de Raimundão (MDB), Lucílvio Girão (PSD), Júlio César Filho (PT), Fernando Hugo (PSD), e apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).

Tomam assento no Parlamento cearense pela primeira vez os deputados Carmelo Neto (PL), Marta Gonçalves (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Cláudio Pinho (PDT), Alcides Fernandes (PL), Antonio Henrique (PDT), Lia Gomes (PDT), De Assis Diniz (PT), Firmo Camurça (União), Alysson Aguiar (PCdoB), Dr. Oscar Rodrigues (União), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Missias Dias (PT), Sargento Reginauro (UB), Larissa Gaspar (PT), Felipe Mota (UB), Emilia Pessoa (PSDB), Lucinildo Frota (PMN), Oriel Filho (PDT), e Stuart Castro (Avante).
Suplentes

Três suplentes também foram empossados com a licença dos deputados Moisés Braz (PT), Salmito (PDT), Zezinho Albuquerque (PP), que assumem secretarias do Estado. Prestaram compromisso de posse para ocupar seus assentos os suplentes imediato, deputados Nizo Costa (PT), Bruno Pedrosa (PDT), e Antonio Bie (Progressistas), respectivamente. 

 

Com informações da Alce

Mais notícias