Aprece realiza oficina sobre Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

GESTÃO PÚBLICA
03 de março de 2017

Secretários municipais de agricultura de dezenas de municípios cearenses participam, nessa sexta-feira (3), da Oficina sobre Serviço de Inspeção Municipal (SIM), uma ação das Redes Técnicas da Aprece. O encontro, realizado no auditório José Amorim Sobreira na sede da entidade, é a primeira das muitas capacitações que serão realizadas nas mais diversas áreas, dentro de uma nova perspectiva institucional de atuação.

A abertura do evento contou com a participação do vice-presidente da Aprece e prefeito de Cedro, Nilson Diniz; bem como a do assessor de relações institucionais da entidade e ex-prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento. Em sua fala, Nilson Diniz deu boas vindas a todos e ressaltou o novo momento pelo qual a associação municipalista está passando. De acordo com ele, a ideia é, muito além de palestras e eventos, proporcionar aos municípios um ambiente de troca de saberes, fluxo constante e eficiente de informações e ações efetivas em favor das gestões municipais. “A grande tarefa que a Aprece abraça é a de atuar em todas as áreas auxiliando os municípios em suas reais necessidades. Vamos juntos fazer, nesses quatro anos, administrações eficientes e de resultados, nas quais a organização e o trabalho sejam as marcas fundamentais para grandes realizações”, disse.

A ideia de realizar a primeira oficina das Redes Técnicas da Aprece sobre o Serviço de Inspeção Municipal foi fruto de um trabalho planejado de formação do projeto, que, no mês passado, realizou um encontro para o diagnóstico das necessidades dos municípios na área. A mesma ação acontecerá na Educação, Saúde, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude.

A oficina sobre o SIM teve o período da manhã dedicado para informações mais teóricas, uma vez que, de acordo com o diagnóstico prévio, a maioria dos municípios está na fase inicial de implantação do Sistema. Essa etapa foi conduzida por duas consultoras na área, as médicas veterinárias, Karine Gurgel D’Ávila e Armanda Cavalcante Pinheiro. Elas falaram sobre o que os municípios precisam providenciar para colocar o SIM em pleno funcionamento, tiraram dúvidas e repassaram informações importantes. O período da tarde, sob o comando do analista em Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Aprece, Nicolas Fabre, foi separado para detalhar o passo a passo para a implantação do Serviço em cada situação. Separados por nível de execução das ações, os municípios receberão orientações preciosas e práticas para a criação do SIM.

Importante lembrar a relevância do Serviço de Inspeção Municipal, que controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores uberabenses alimentos com qualidade e segurança garantida.  

Acesse a palestra sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Mais notícias