Agricultores serão beneficiados com R$ 35 milhões do PAA

DESENVOLVIMENTO SOCIAL
03 de março de 2017

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) repassou R$ 35 milhões para beneficiar 138 projetos da agricultura familiar que participam das modalidades Compra com Doação Simultânea e Aquisição de Sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os recursos já foram repassados à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão que opera o programa.

De acordo com o diretor do departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDSA, José Paulo de Almeida, o repasse tem uma grande importância para o agricultor e para as famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar que irão consumir os alimentos.

“Estamos ajudando as duas pontas: o produtor, organizado nas cooperativas, e as entidades, como os restaurantes populares e entidades socioassistenciais que recebem esses produtos para suprir a insegurança alimentar dessas pessoas mais carentes”, destacou.

Modalidades

A modalidade Compra com Doação Simultânea promove a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de alimentos, além de promover o desenvolvimento da economia local. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial e de creches, escolas e restaurantes populares, entre outros.

Na Aquisição de Sementes, a compra e a distribuição das sementes têm regras e limites de acesso por unidade familiar que não interferem nas demais modalidades do programa. Isto possibilita que o agricultor familiar fornecedor participe da venda de alimentos e também da venda de sementes.

Informações sobre os programas do MDSA através do telefone: 0800 707 2003.

Com informações do MDSA.

Mais notícias