Aprece realiza primeiro módulo do seu Treinamento Arquivístico para Sistemas Municipais

CAPACITAÇÃO
02 de junho de 2023

Iniciado na última quinta-feira (1ª), o primeiro módulo do Treinamento Arquivístico para Sistemas Municipais – do Arquivo Administrativo ao Histórico foi encerrado nesta sexta-feira (2), na sede da Aprece. A capacitação, que contará com mais dois módulos, um em julho e outro agosto, tem como objetivo capacitar os servidores das prefeituras cearenses para a realização de trabalhos de baixa e média complexidade em arquivos.

Trata-se de uma realização da Aprece, por meio de sua Escola de Gestão e de sua Assessoria Jurídica, em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS/UFU) da Universidade Federal de Uberlândia/MG; a Universidade Estadual do Ceará (Uece); o Grupo de Pesquisa Prática de Edição de Textos do Estado do Ceará (Praetece); o Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL da Uece); e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).

 

A abertura do evento foi feita pelo assessor jurídico da Aprece, Helder Diniz, representando o presidente da entidade, Júnior Castro. Em sua fala, ele ressaltou a importância da iniciativa, dentro do trabalho contínuo de capacitação que vem sendo realizado pela Aprece nas mais diversas áreas.  A mesa de abertura contou, ainda, com a presença do professor e chefe de gabinete da Reitoria da Ue

 

ce, Altemar Costa Muniz, representando o Magnífico Reitor Hidelbrando Soares. Participaram de forma on-line a diretora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, Maria Andréa Angelotti; e o arquivista do Centro de Documentação e Pesquisa em História/UFU, Raphael Bahia do Carmo.

A mesa também contou com as presenças do Professo

 

r Mestre e Doutor da Uece e pesquisador no Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), Expedito Eloísio Ximenes; do advogado e Assessor Jurídico da Aprece, José Helder Diniz Neto; o bacharel em Direito, analista de Gestão Cultural da Secult e arquivista do APEC, André Ribeiro dos Santos; e o arquivista na Prefeitura Municipal de Serra Talhad/PE, Igor Barreto.

O curso se desenvolverá em três módulos presenciais complementados com atividades em EAD, com uma carga horária total de 50 h/aula, trazendo em seu escopo a pretensão de oferecer aos servidores das prefeituras do Estado do Ceará um espaço para apresentar e discutir assuntos sobre os arquivos, fomentando a troca de experiências entre os participantes, que serão convidados a falar sobre as suas vivências, expectativas e dificuldades em relação aos trabalhos em arquivos, gerando o debate dialógico que oportunizará a geração do conhecimento com a participação de diversos atores.

Bastante elogiado pelos participantes o primeiro módulo da capacitação teve como desdobramento a criação de um grupo para troca de informações, referências e para esclarecimento sobre as demais fases do Treinamento. Antes do início do Módulo II, será realizado um aulão on-line, para a retirada das principais dúvidas. O próximo módulo está agendado para os dias 12 e 13 de julho e o último para os dias 10 e 11 de agosto.

O conteúdo programático do Treinamento conta com os seguintes temas: Gestão de Documentos: conceitos e as orientações práticas sobre avaliação, classificação e digitalização de documentos; Paleografia: Conceitos e concepções de Paleografia; O método paleográfico. Tipologia de escrita. A escrita humanística. Leitura e transcrição de textos manuscritos dos séculos XVIII e XIX; Arquivos Históricos e Arquivos Pessoais: Apresentação e discussão sobre os arquivos históricos e arquivos pessoais, apresentando a teoria, metodologias e práticas, bem como, possibilidades de produtos que ligam esses temas a memória institucional; e Direito Administrativo: Noções Básicas de Direito Administrativo e a relação com a gestão de documentos.

Quem tiver interesse em participar dos próximos módulos poderá fazer sua inscrição posteriormente, no entanto, para receber o Certificado com a carga horária total, o cursista deverá se inscrever nos três módulos e obter, no mínimo 85% de presença em cada módulo, do contrário, receberá apenas a declaração de participação com o número de  horas efetivamente cursadas.

Inscreva-se AQUI.

Por Coordenadoria de Comunicação/Aprece

Mais notícias