Aprece recebe carta solicitando apoio a ações de saúde ocular nas escolas cearenses

SAÚDE
13 de novembro de 2014

Nesta semana, a Secretária Executiva da Aprece, Jenine Macedo, recebeu em audiência na sede da entidade, o professor Cleudson Silva Santos, representando a Equipe Transformadores Fortaleza- Educação-Programa Na Prática/ Laboratório Fortaleza. O objetivo da conversa foi discutir a saúde ocular dos alunos do Ceará, apresentando a Lei Estadual nº 12.073, de 18. 01.1993 (D.O de 19.01.93) que torna obrigatória a realização do Teste de Acuidade Visual nas escolas Pré-Escolar e de 1º grau, no Estado do Ceará abrangendo as escolas públicas, conveniadas, particulares.

Além disso, o professor propôs um acompanhamento da Aprece quanto ao Programa Olhar Brasil e outras atitudes a serem levantadas em novos encontros com a assessoria técnica da entidade. Na oportunidade, Cleudson Silva entregou uma carta formalizando a solicitação de apoio à  Aprece. A entidade, por meio de sua Secretária Executiva, se colocou à inteira disposição para trabalhar em parceria com o grupo, sugerindo a realização de novos encontros para formatar ações de atuação direta junto aos municípios.

O Programa Olhar Brasil atua na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano), em alfabetizandos cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, entre outros públicos específicos. A implementação desse projeto visa reduzir nas taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos.

A partir da identificação das pessoas com problemas visuais, o passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos, dentre outras ações a fim de propiciar condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público-alvo melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público fundamental, jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência. “Queremos contar com a Aprece para nos ajudar a melhorar a qualidade da Educação do Ceará, reduzindo a reprovação e a evasão escolar no ensino fundamental I, por meio da divulgação da lei cearense que trata da importância da saúde ocular das crianças”, explicou Cleudson Silva.

O professor informou ainda que, segundo estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 25% dos escolares do ensino fundamental podem apresentar alguma perturbação oftalmológica, ao passo que 10% dessa faixa etária estudantil pode necessitar de óculos. “O Ministério da Saúde, por sua vez, aponta que 15% das crianças da 1ª à 9ª séries de escolas municipais e estaduais precisarão de consultas oftalmológicas. Dessas, 15% demandarão óculos. Para se ter ideia da dimensão do problema, há no Brasil 24,2 milhões de estudantes matriculados no ensino fundamental da rede pública, de acordo com o Censo Escolar 2013”, afirma a carta entregue a Aprece. VEJA A CARTA AQUI.

Mais notícias