Aprece sedia Seminário Captação de Recursos e Plataforma + Brasil

CAPACITAÇÃO
21 de maio de 2019

Em mais uma parceria de sucesso, a Aprece sediou, nesta terça-feira (21), outra ação do programa CNM Qualifica, iniciativa da Confederação Nacional de Municípios voltada para a capacitação e qualificação das gestões públicas municipais. Dessa vez, foi Seminário Captação de Recursos e Plataforma + Brasil que levou aos servidores públicos participantes informações fundamentais na área.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Aprece Nilson Diniz que destacou a importância da parceria da CNM com a Aprece, através do CNM Qualifica. Ele lembrou que essa foi segunda ação da iniciativa e que muitas outras deverão ser ralizadas de modo a atender às diversas demandas das gestões. “A primeira tratou dos consórcios, em especial os multifinalitarios, que são uma maneira de proporcionar aos municípios o desenvolvimento de ações de gestão e planejamento, que, se realizadas de forma isolada, teriam custos multo altos”, lembrou Diniz.

O Seminário Captação de Recursos e Plataforma + Brasil abordou temas como a necessidade de organização da Rede Estadual de Captação de Recursos e Multiplicadores de Conhecimento; e o papel dos prefeitos e dos secretários municipais no processo de captação de recursos para o sucesso da gestão municipal. Também foi salientado o papel da CNM e da Aprece no processo de captação de recursos pelos municípios com a disponibilização de ferramentas tecnológicas de apoio a gestão municipal.

Outras questões tratadas no evento foira a estruturação do Setor de Captação de Recursos e Atribuições do Gestor Municipal de Convênios e Contratos (GMC); a  Plataforma + Brasil e Portaria Interministerial 424/16, com as mudanças propostas nos processos de transferências de recursos da União aos municípios e as mudanças na legislação; e a formação do  Colegiado de Gestores de Convênios e Contratos, por meio da organização da Rede Estadual de Captadores de Recursos.

Os palestrantes que repassaram essa importante gama de informações foram Celso Vedana e Marli Burato. Celso é advogado e administrador; mestre em direito pela UNOESC/UFSC; ex-executivo da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Já Marli é mestre em Sociologia Política pela UFSC, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Univali. Ministrante de Cursos sobre Captação de Recursos, Gestão de Convênios e Legislação que rege as transferências de Recursos Federais. Ambos os palestrantes são consultores da CNM.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias