Assemae e Funasa realizam Oficina de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico

MEIO AMBIENTE
09 de maio de 2014

Entre os dias 19 e 23 de maio será realizada em Fortaleza a Oficina de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento resultado de um convênio firmado entre a Assemae e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

As oficinas terão carga horária de 32 horas distribuídas entre os cinco dias da semana, e dirigidas a técnicos e gestores dos serviços municipais de saneamento e técnicos da Funasa. As oficinas são gratuitas e podem participar 50 pessoas, cada.

O conteúdo das capacitações deverá abranger aspectos legais da política e do plano municipal de saneamento básico, metodologias de planejamento estratégico, comunicação e mobilização social, elaboração, aprovação, implantação e revisão do plano municipal.  Deverá ser abordada também a necessidade da interação entre as demais políticas do município, bem como do plano diretor, de habitação e outros.

Convênio Funasa/Assemae

A experiência acumulada na execução de Convênios da Cooperação Técnica entre FUNASA e ASSEMAE, tendo como exemplos o Convênio assinado em 2005, onde foram realizados 91 cursos que capacitaram aproximadamente 1900 participantes e o Convênio 00009/2007 com o Ministério das Cidades onde foram realizadas 13 oficinas que capacitaram aproximadamente 400 participantes, mostra assim a capacidade técnica da Assemae em gerenciamento de Convênios. Experiência esta que foi fundamental para o rico processo de construção de um novo Projeto de Convênio de Cooperação Técnica. Processo esse mais qualificado, mais aprofundado, com mais debates, com um maior detalhamento e especificidades definidas conjuntamente, numa demonstração de maturidade de ambas as partes.

As inscrições podem ser feitas através do site da Assemae.

Mais notícias