Atendimento no Hospital Regional de Iguatu é discutido por prefeitos e secretários

MUNICÍPIOS
04 de novembro de 2014

O município de Iguatu sediou, na manhã desta segunda-feira (03), um encontro com prefeitos e secretários de Saúde de dez municípios da região Centro-Sul do Ceará. O objetivo da reunião, articulada pela Aprece, foi discutir ações para melhoria do atendimento do Hospital Regional de Iguatu, que há um ano é administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo. De acordo com as demandas que há bastante tempo vem sendo apresentadas pelos municípois cearenses, problemas como a falta de médico cirurgião, anestesista e no setor de emergência dificultam a assistência aos pacientes, que muitas vezes são transferidos para Fortaleza e para a região do Cariri. O encontro aconteceu no auditório do próprio hospital.

Após o detalhamento das reclamações dos gestores dos municípios atendidos pelo hospital e a enumeração das dificuldades, principalmente orçamentárias, apresentadas pelo diretor do hospital, Cláudio Marmentini; o presidente em exercício da Aprece, Expedito José do Nascimento,  sugeriu que fossem realizadas, o quanto antes, avaliações individuais por cada município. A ideia, segundo ele, é identificar e eliminar as ações e procedimentos que estejam contribuindo para agravar as dificuldades do hospital. “Da mesma forma, queremos conhecer as boas práticas existentes e replicá-las nos demais municípios”, afirmou, informando que uma nova reunião de trabalho já está agendada para o próximo dia 13 de novembro. A ideia é discutir encaminhamentos concretos para atender o melhor possível a população dos municípios da região.

Encaminhamento desnecessário de pacientes para a unidade pólo em Iguatu, dificuldades de transferência para o Hospital Regional do Cariri e a falta de leitos em unidades especializadas em Fortaleza também foram debatidos durante o encontro. O mesmo deu continuidade a uma audiência realizada na semana passada com o Ministério Público Estadual e a direção do Hospital Regional de Iguatu, convocada pelo prefeito Aderilo Alcântara.

“Queremos, em um futuro bem próximo, agendar, através da Aprece, um encontro com todos os deputados estaduais e federais mais votados na região. Precisamos reunir esforços para fortalecer o Hospital de Saúde, de modo a atender dignamente a população da região e também desafogar as unidades de Fortaleza e do Cariri”, afirmou Expedito José do Nascimento.

Mais notícias