Aulas presenciais estão fora da 4ª fase do plano de retomada da economia no Ceará

COVID-19
15 de julho de 2020

O governador Camilo Santana afirmou, na manhã desta quarta-feira (15), que as aulas presenciais nas escolas, além do funcionamento de bares, academias, cinemas, shows e espetáculos estarão fora da próxima fase do plano de retomada da economia no Estado.

“Além das escolas, devem ser mantidos fora [da 4ª fase], shows, eventos, espetáculos, além de cinemas, bares e academias que serão reavaliados”, afirmou o governador. Essas atividades estão suspensas por decreto desde 20 de março como medida para conter o avanço da Covid-19.

Camilo justificou que as alterações nessa fase foram motivadas pelos riscos à saúde apontados por especialistas. “Os especialistas sugeriram ao comitê para que não ocorra aqui em Fortaleza ou no Ceará o que tem ocorrido em alguns outros estados e outros países, que abriram determinadas atividades  e tiveram que voltar e fechar novamente. Isso é muito ruim para a economia. São atividades que geram aglomeração. São atividades que geram risco de transmissão”, explicou

Fortaleza deve avançar para 4ª fase no dia 20 de julho se os indicadores de casos e mortes por Covid-19 continuarem em queda. Segundo ele, a decisão vai ocorrer até o fim desta semana, após reunião com o comitê formado por especialistas da Saúde. O município está atualmente na etapa 3.

A prática de atividades físicas individuais ao ar livre, desde que não formem aglomerações, foram permitidas pelo governo no mês de junho. O decreto estadual determinou ainda que todos devem usar máscara durante a prática de esportes, que devem ser trocadas a cada 2h, ou quando estiverem molhadas.

7 mil mortes pela Covid-19

O Ceará ultrapassou o patamar de 7 mil vidas perdidas em decorrência da Covid-19, com 7.029 óbitos registrados. O total de casos confirmados desde o início da pandemia também avançou para 140.956. Os números fazem parte atualização das 4h48 desta quarta-feira (15), da plataforma IntegraSUS, alimentada com dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Fonte: Diário do Nordeste