Beneficiários do Bolsa Família podem receber seu dinheiro através de uma conta poupança da Caixa

BOLSA FAMÍLIA
18 de março de 2016

Através de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal, a partir deste mês, beneficiários do Bolsa Família têm a alternativa de receber seu dinheiro creditado diretamente em uma conta poupança e utilizar o cartão de débito para compras, saques, consulta a saldo e extrato bancário. A ação é voltada às famílias que já possuem ou queiram abrir uma Poupança Caixa Fácil, sendo a abertura facultativa, sem custos ou taxas, e deve ser feita em qualquer lotérica ou correspondente Caixa Aqui.

Para a ministra Tereza Campello, a novidade traz segurança e praticidade para os beneficiários do programa de complementação de renda. “Imagina uma mãe poder comprar comida ou material escolar com um cartão de débito? Isso dá ainda mais autonomia às mulheres, que são 93% das titulares do Bolsa Família”, afirma. Para ela, a bancarização das famílias de baixa renda é uma oportunidade de inclusão social. “Traz cidadania a essas pessoas.”

“Essa é mais uma medida que pretende proporcionar ampliação de direitos e inclusão bancária aos beneficiários. As famílias passam a utilizar a poupança, se programar para o futuro, planejar e empreender em algum negócio. O acesso aos recursos do Programa também fica mais simplificado e seguro, com a possibilidade de utilização do cartão de débito nos estabelecimentos credenciados”, afirma a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior.Segundao ela, ao longo de 12 anos do Bolsa Família, foram feitas diversas melhorias e aperfeiçoamentos para gerar mais empoderamento às famílias.

Abertura da conta

A abertura da conta é facultativa e pode ser realizada nas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui, sem a exigência de comprovante de renda ou residência. Basta que o beneficiário apresente CPF e documento de identidade. No mês seguinte à abertura da conta, o Bolsa Família já será creditado na conta e o responsável pelo cartão poderá realizar compras, efetuar saques parciais e consultar seu saldo. É importante ressaltar que o cartão do Bolsa Família continua valendo e ainda poderá ser utilizado para o saque do benefício.

Mais informações sobre os programas do MDS através do telefone 0800-707-2003 ou pelo site mdspravoce.mds.gov.br.

 

Mais notícias