Bibliotecas de escolas públicas receberão acervos do PNBE temático

29 de janeiro de 2014

O Ministério da Educação (MEC) através do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE temático) distribuirá 85 mil acervos para 60 mil escolas públicas com turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e as três séries do ensino médio. O acervo de 45 obras abordam nove temas – campo, direitos humanos, educação especial, indígena, juventude, quilombola, relações étnico-raciais, sustentabilidade socioambiental e educação de jovens e adultos.

O MEC encomendou às editoras – responsáveis pela produção dos livros – 3,8 milhões de livros do PNBE temático. Escolas pequenas receberão um acervo e as maiores, dois a três. As bibliotecas escolares devem receber os livros neste ano, mas a data depende da agilidade da produção das editoras.

De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Evaristo, os temas tratados são essenciais na construção de uma sociedade mais justa e promotora da convivência democrática. Conhecer as peculiaridades das sociedades indígenas, quilombolas, do campo, que estão entre os temas dos livros, diz Macaé, contribui para formar cidadãos.

PNBE Temático

O FNDE, por meio do PNBE Temático adquire obras de referência, elaboradas com base no reconhecimento e na valorização da diversidade humana, voltadas para estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Essas obras devem contribuir para a formação de uma cultura cidadã e a afirmação de valores que se oponham a todo tipo de preconceito, discriminação e exclusão.

Veja aqui a Portaria nº 5.

Mais notícias