A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou a campanha “Municípios pelo Amanhã – Juntos na Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” para impulsionar a implementação dos 17 ODS nos municípios brasileiros. Os ODS formam a chamada Agenda 2030, a ser alcançada em todo o mundo até o ano de 2030, e integram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, além de estabelecerem metas para garantir uma vida com dignidade.
Essa agenda de objetivos internacionais aborda temas fortemente vinculados às competências dos municípios brasileiros e constitui uma oportunidade para prefeituras, governos estaduais e nacionais, sociedade civil, setor privado e academia trabalharem juntos para o desenvolvimento local e regional. Isso é possível porque essa agenda está sendo amplamente disseminada por organizações, governos, bancos, estudantes e cidadãos, que vêm atuando a fim de contribuir para o alcance desses objetivos.
Como os municípios já trabalham nessa agenda em seu cotidiano, a CNM considera importante que os gestores e a população entendam como suas ações estão vinculadas aos ODS, e como podem potencializar a implementação de atividades.
Seguindo o 17º objetivo, que fala sobre parcerias e meios de implementação, a Confederação apresenta boas ações compartilhadas pelos Municípios. É o caso de Barcarena (PA). Com população de mais de 121 mil habitantes, o Município trabalha para alcançar a meta da agenda de desenvolvimento. “Os ODM e os ODS nos auxiliam no planejamento e na maneira correta de gastar o dinheiro e favorecer as classes menores e os mais atingidos. Isso nos tem trazido resultados muito bons no governo”, aponta o prefeito municipal, Antônio Carlos Vilaça.
Nesta campanha, estão sendo disponibilizadas aos gestores e à população informações sobre como suas ações podem estar relacionadas com os ODS, espaços para compartilhar iniciativas, bem como imagens com os logos dos 17 ODS para que cada pessoa possa compartilhar nas redes sociais como está trabalhando por esses objetivos. Mais informações estão disponíveis no site da CNM. Visite AQUI.
Fonte: CNM