Carnaval terá reforço de 4.774 homens da segurança pública

SEGURANÇA
13 de fevereiro de 2015

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou, nesta quinta-feira (12), a Operação Carnaval 2015. Na ocasião, foram apresentados os detalhes da operação que contemplará as 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado, onde serão desenvolvidas ações de segurança, além de monitoramento e salvamento de banhistas nas praias e lagoas do Estado.

A operação receberá um reforço de todos os órgãos de segurança pública do Estado e terá início nesta sexta-feira (13), a partir das 18 horas, indo até às 6 horas da próxima quarta-feira (18). Nesse incremento, há um total de 4774 homens das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense do Ceará, além da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e das Coordenadorias de Inteligência e de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS destinados aos municípios onde há festas no período. A SSPDS frisa que não haverá alteração do efetivo ordinário em decorrência das movimentações dos profissionais designados para a segurança do Carnaval.

Serão distribuídos em todo Estado, 575 homens do Corpo de Bombeiros; 351 homens da Polícia Civil – distribuídos em delegacias plantonistas dos municípios; 53 homens da Perícia Forense do Ceará; 3.607 homens da Polícia Militar; 40 homens da Ciopaer; e 13 homens da Copol e da Inteligência da SSPDS.

Para realizar fiscalizações e proteger a população que trafegará nas rodovias estaduais, o efetivo da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também será reforçado e contará com 448 policiais, em 23 pontos fixos e 19 postos avançados. Serão utilizados 130 veículos, distribuídos entre motos, guinchos e viaturas, além de 88 bafômetros.

Todas as forças trabalharão de maneira integrada no esquema operacional do Carnaval, que prevê ações preventivas e ostensivas em todas as modalidades, com o objetivo de garantir a segurança de quem vai viajar e de quem permanecer nas suas cidades. Os órgãos terão também o apoio de dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCMs) e de duas Plataformas de Observação Elevada (POEs). Os equipamentos ficarão em locais estratégicos do Estado, conforme as demandas do fluxo populacional e turístico.

Para dar início à Operação, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realiza, amanhã (13), um simulado de salvamento aquático no quartel do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), às 9 horas, na avenida Leste Oeste. A maior preocupação da corporação são as áreas com mananciais de água doce e salgada, onde há maior concentração de banhistas, prevenindo e atuando nas ocorrências de afogamento. O serviço de guarda-vidas deverá funcionar de 08 horas às 17 horas, podendo em algumas situações de risco ser prolongado até às 19 horas, a critério da autoridade militar da área. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças e folders educativos para o público em geral sobre prevenção de acidentes e afogamentos.

Mais notícias