Ceará deve ter o quarto ano consecutivo de estiagem

CHUVAS
20 de janeiro de 2015

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, na manhã desta terça-feira (20), no Palácio Abolição, o prognóstico climático para 2015. Considerado preocupante, o levantamento indica que o Ceará tem 64% de chance de ter mais um ano de seca, com situação parecida com a enfrentada em 2012.

A possibilidade das precipitações deste ano estar em torno da média, consideradas normais, é de 27%, e é de apenas 9% a chance de o ano ser chuvoso. A análise revela uma grande chance de o Estado entrar no quarto ano consecutivo de estiagem, reforçando a gravidade do panorama da Seca no Ceará.

A solenidade de divulgação das previsões climáticas para ano contou com a presença de diversas autoridades, secretários de Estado, representantes de órgãos e instituições da área, entre outros. Sempre buscando informações e trabalhando para desenvolver ações em benefício dos municípios cearenses; a Aprece, através de seu presidente, Expedito José do Nascimento; também se fez presente.

O documento divulgando pela Funceme com o prognóstico climático que afeta os meses de fevereiro a abril de 2015, é primordial para a orientação de políticas públicas nas áreas de agricultura e gestão de recursos hídricos, com impactos ainda em outros setores da sociedade. Para fevereiro, está prevista a divulgação do prognóstico climático abrangendo o trimeste março, abril e maio de 2015.

Mais notícias