Ceará intensifica vacinação contra o sarampo

VACINAÇÃO
25 de fevereiro de 2015

Com a meta de vacinar todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade, o Governo do Ceará tem intensificado a vacinação do Estado. A campanha que acontece desde o ano passado, teve prazo prorrogado pelo Ministério da Saúde até que a Coordenação Estadual de Imunizações informe sobre o fim do surto, o que deverá acontecer após 90 dias do último caso da doença confirmado no Estado.

De acordo com o último boletim epidemiológico informado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA), o surto está em 10 municípios do Estado. Em 22 municípios, onde foram confirmados 332 casos da doença, o surto é considerado encerrado, já que se passaram mais de 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Seis municípios confirmaram casos de sarampo ocorridos em 2015.

A SESA acredita que quanto mais estratégias e meios de comunicação, melhor para ampliar as ações de prevenção e controle do surto do sarampo. Por isso, a Assessoria de Comunicação do órgão lançou a tirinha "vacinar é proteger". O objetivo é uma comunicação simples e rápida que vai sensibilizar ainda mais para o compromisso de todos com a vacinação, a única forma de proteção contra o sarampo.

A VACINA

A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e a mais segura. É importante que o esquema vacinal esteja completo. A primeira dose deve ser aplicada aos doze meses de vida, com a vacina tríplice viral e, aos 15 meses, com a vacina tetra viral. Por conta do surto de sarampo no Estado, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação no Ceará para crianças a partir dos seis meses porque muitas delas não têm mais anticorpos maternos em níveis protetores e, até 1 ano de idade, não estão na faixa etária para a vacinação de rotina.

O SARAMPO

É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

Mais notícias