Na manhã desta segunda-feira (22), em reunião realizada no Palácio da Abolição, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou o prognóstico para a quadra chuvosa de 2018, referentes aos meses de fevereiro, março e abril. A reunião de Divulgação do Prognóstico Climático contou com a presença da Aprece, representada por seu presidente Gadyel Gonçalves, e de diversas autoridades, além de órgãos e instituições com atuação na área. A maior probabilidade é que o Ceará tenha chuvas dentro da normalidade para o centro-sul do Estado e acima da média na região norte.
A probabilidade prevista pela Funceme é de 40% de chuvas acima da média histórica, 35% na média e 25% abaixo. Os 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) têm hoje 6,8% da capacidade máxima.
"O cenário hoje está melhor que o do ano passado", afirmou presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. Segundo ele, as chuvas em dezembro do ano passado haviam sido 38% abaixo da média. Na coletiva, o governador do Estado, Camilo Santana, expressou otimismo com cenário previsto. "Era uma preocupação que o Estado tinha até a Funceme definir seu prognóstico. Vamos continuar cada vez mais firmes trabalhando".
Durante a reunião, Camilo Santana falou sobre as inúmeras ações realizadas pelo Estado nos últimos anos, que representaram expressiva economia de água, garantindo o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza e sem prejuízos impactantes para o setor produtivo do Estado. “Parabenizamos e agradecemos o Governo do Estado por toda articulação feita nos comitês de bacias, por todas as ações realizadas com muito diálogo e com sólidas justificativas técnicas”, afirmou Gadyel Gonçalves.