Censo Suas 2014 deve ser preenchido a partir da próxima segunda-feira

DESENVOLVIMENTO SOCIAL
03 de setembro de 2014

O Censo Suas 2014 estará aberto para preenchimento a partir da próxima segunda-feira, 8. Os gestores municipais devem informar os dados através do site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Para acessar o questionário, o gestor deverá estar cadastrado no CADSUAS, onde irá informar seus dados pessoais além do seu e-mail. Após a atualização do CADSUAS, o gestor receberá a senha do SAA, no e-mail informado. Com essa senha ele poderá acessar todos os sistemas da REDE SUAS e delegar perfis aos técnicos e coordenadores, conforme necessidade e conveniência.

O Censo está composto por sete questionários específicos e este ano contará com mais um, o dos Centros de Convivência. Trata-se das unidades que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), uma vez que podem ser públicas ou privadas, conveniadas ou não. Porém, não se trata do questionário dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), logo não o devem preencher.

É importante ressaltar que os Municípios que não efetuarem o preenchimento do Censo podem sofrer sanções administrativas, levando, inclusive, ao bloqueio de recursos. E que as informações declaradas pelo gestor nestes questionários possuem Fé Pública e constituem registros administrativos do Suas. O fornecimento de informações inverídicas sujeita o agente responsável a sansões administrativas, civis e penais, na forma da lei.

A ferramenta

Regulamentado pelo Decreto nº 7.334 de 19 de outubro de 2010 e realizado anualmente desde o ano de 2007, por meio de um trabalho conjunto entre a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), o Censo SUAS é uma ferramenta de levantamento de dados coletados por meio de um formulário eletrônico preenchido pelos Órgãos Gestores (Secretarias) e Conselhos de Assistência Social, municipais e estaduais e tem por objetivo propiciar ao SUAS a possibilidade de observar a execução das ações e apontar para os aperfeiçoamentos necessários com base em avaliações e pactuações realizadas entre os três entes da federação.

Mais informações entrar em contato com a Secretaria Estadual ou o MDS através do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br, ou pelos telefones 61 2030-3000 ou pelo 0800 707 2003.

Mais notícias