Chuvas serão abaixo da média no Ceará até abril

CHUVAS
22 de janeiro de 2014

A De acordo com a previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril anunciada nesta terça-feira (21) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará em 2014 é de 40%. Com a previsão, feita durante o encerramento do XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, o órgão faz um alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014.

De acordo com a fundação, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média. O prognóstico mostra a tendência de chuvas e é importante para nortear as ações do governo que são impactadas pelo regime de precipitações.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, revela a tendência de chuva nas regiões do Estado e ressalta que “o detalhamento do prognóstico mostra uma tendência de chuva abaixo da média na região centro-sul do Estado e em torno da média no Noroeste do Ceará”. Eduardo também faz um alerta, pois mesmo que haja chuva em torno da média não é garantido que os reservatórios sejam abastecidos.

Mais notícias