A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está realizando uma nova mobilização entre os dias 2 e 6 de dezembro que precisará da ajuda das entidades estaduais e microrregionais em sua divulgação. A finalidade é mobilizar a gestão pública municipal e sociedade brasileira frente às dificuldades que os municípios estão enfrentando em decorrência da injusta repartição das receitas na Federação Brasileira, agravada pela queda das receitas e pelo desequilíbrio no financiamento das políticas públicas.
Os principais projetos em pauta são: o aumento de 2% do FPM, instalação da comissão pelo presidente da Câmara Senado: Apresentação do relatório pelo Senador Eduardo Lopes; a Distribuição dos Royalties do Petróleo com a confirmação do compromisso da Ministra Carmem Lúcia para votação até dezembro; Piso do Agente Comunitário de Saúde, com ação junto a líderes partidários contra a votação do piso dos ACS; Piso do Magistério, com a exigência que o presidente da Câmara coloque em votação antes do recesso; e o Encontro de Contas. Para saber mais detalhes sobre as bandeiras da mobilização, acesse o site.
A Aprece ressalta a importância da participação dos gestores cearenses em prol dos municípios brasileiros. De 2 a 6 de dezembro reúna os vereadores, imprensa, servidores públicos, entidades públicas e privadas, associações da sociedade civil e os cidadãos em geral para que todos tomem conhecimento sobre o que acontece com seu município. O êxito dessa iniciativa depende da capacidade de articulação política e de liderança de cada prefeita e prefeito brasileiro. No dia 10, a mobilização será no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
Cada gestor deve adotar a estratégia mais eficiente para informar sua comunidade sobre a realidade de seu município. É fundamental convocar a imprensa e ocupar espaço nos diversos meios de comunicação de seu município, de sua região e de seu estado.
Algumas sugestões:
– reunir as lideranças (conselheiros municipais, líderes comunitários e religiosos, empresários, sindicatos, etc) e autoridades locais (vereadores, juiz, promotor, etc);
– realizar palestras com servidores municipais;
– promover encontros e/ou atos cívico-culturais em locais públicos;
– divulgar materiais da mobilização em locais de maior circulação;
– participar de programas de rádio ou televisão;
-nconceder entrevista e/ou publicar matéria em jornais;
– fazer entrevista coletiva, se for possível;
– registrar todas as ações por meio de fotos, vídeos e documentos.
Informe-se e não deixe de participar da programação que estará sendo feita por sua associação microrregional ou estadual.
Uma das principais atividades que devem ser desenvolvidas é a mobilização dos deputados federais e senadores para que votem as de interesse dos municípios e da população. No site da CNM estão disponibilizados os endereços, telefones e e-mail de todos os parlamentares. Também é possível enviar um e-mail diretamente para seu parlamentar. Se cada gestor mobilizar pelo menos 20 pessoas, serão mais de 100 mil e-mails enviados para o Congresso Nacional!
É muito importante informar para a CNM o que foi feito no seu município. Envie o seu relato, fotos, vídeos e documentos para o e-mail mobilizacao@cnm.org.br. Assim, poderá ser divulgado com a imprensa nacional tudo o que aconteceu no Brasil durante a Mobilização Alerta Municípios do Brasil!
Inscreva-se aqui.