Reunião do Comitê Integrado de Segurança Hídrica com Governador conta com participação da Aprece

RECURSOS HÍDRICOS
30 de maio de 2025

O presidente da Aprece, Joacy Júnior, e o analista de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Daniel Aguiar, participaram da reunião do Comitê Integrado de Segurança Hídrica (CISH) com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição. O objetivo do encontro foi discutir medidas emergenciais e estruturantes que garantam o abastecimento de água para os municípios cearenses.

Entre os temas tratados, destacaram-se os monitoramentos das condições climáticas, que influenciam diretamente o regime de chuvas no estado. Dados atualizados até 26 de maio mostram que, embora o Sistema Integrado da Região Metropolitana de Fortaleza esteja com 91,6% de sua capacidade, há municípios que enfrentam situações críticas, como Canindé e Milhã, que exigem ações imediatas.

O governador Elmano de Freitas destacou o compromisso com a segurança hídrica do estado: “Convoquei essa reunião após ouvir as demandas dos prefeitos, porque garantir água para a população é prioridade absoluta. Vamos agir com antecedência para eliminar qualquer risco de desabastecimento e assegurar tranquilidade aos municípios cearenses”, afirmou.

O secretário de Recursos Hídricos do Estado, Fernando Santana, reforçou a preocupação com municípios que enfrentam limitações operacionais em seus sistemas de abastecimento; “estamos executando obras importantes, como a ativação do sistema Banabuiú-Sertão Central para atender Milhã e região. O objetivo é garantir segurança hídrica não apenas no curto, mas também no médio e longo prazo”, explicou.

A apresentação mostrou também investimentos em poços e chafarizes. Para 2025, estão previstas pela Sohidra a construção de 300 novos poços, a instalação de 400 chafarizes, além de ações emergenciais nos municípios de Umari, Ipaumirim e Baixio.

Do encontro, além dos representantes da Aprece, também participaram representantes da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Defesa Civil do Ceará, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Secretaria das Cidades.

Sobre o Comitê Integrado de Segurança Hídrica (CISH)

O Comitê Integrado de Segurança Hídrica foi criado em janeiro de 2024 pelo Decreto Estadual nº 35.823, com o objetivo de coordenar ações de enfrentamento aos desafios de abastecimento hídrico no Ceará, especialmente em períodos de estiagem. O grupo é formado por nove órgãos estaduais e municipais, sob coordenação da Secretaria dos Recursos Hídricos.

Entre suas atribuições estão: monitorar as previsões climáticas; propor obras e serviços emergenciais e estruturantes; acompanhar e fiscalizar ações de abastecimento; além de articular esforços entre governos estadual, federal e municipal. O CISH tem reuniões quinzenais e se destaca pelo caráter interinstitucional, que permite respostas rápidas e eficientes às demandas hídricas do estado.

 

Com informações da SRH