Comunidades cearenses são beneficiadas com dessalinizadores

RECURSOS HÍDRICOS
11 de março de 2015

O Governo do Estado vai distribuir para 220 comunidades rurais de 45 municípios cearenses equipamentos para dessalinização de água de poços artesianos para consumo humano. Os equipamentos serão adquiridos com recursos do Programa Água Doce, do Governo Federal, beneficiando cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas “populações difusas”, ou seja, pequenas comunidades situadas nas áreas rurais mais remotas dos municípios.

Serão investidos R$ 44 milhões com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Estadual. A ordem de serviço para o início das obras será assinada no próximo dia 19, dia de São José, pelo governador Camilo Santana.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, o “Água Doce” vem se somar a iniciativas já desenvolvidas pelo Ceará para atender às comunidades rurais que são comumente as mais carentes. “Esses equipamentos (dessalinizadores) se somam a outras iniciativas como as cisternas, pequenos açudes, barragens subterrâneas que têm sido implementadas para oferecer ao sertanejo de água de qualidade.”

Para o coordenador Nacional do Água Doce, Renato Saraiva, “não se trata de um programa de obras, mas sim de um processo de implantação de políticas públicas perenes de acesso a água de qualidade”. “No total, serão beneficiadas até 2016, 1,2 mil comunidades em todo o Nordeste (à exceção do Maranhão) e em Minas Gerais. “Ressalte-se que os convênios não se limitam à construção e implantação dos sistemas de dessalinização, mas asseguram também recursos para a manutenção desses sistemas”, detalha.

Mais notícias